Quais os atores sociais urbanos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
No campo das ciências sociais desenvolvidas no Brasil a sociologia urbana constitui um dos ramos importantes do saber, caracterizado por recortes significativos que se voltam para entender as cidades em processos variados de transformação. Uma espécie de conhecimento acumulado, com influências teóricas nacionais e internacionais, buscou problematizar as metrópoles em sua face plural e dinâmica, conferindo destaque aos últimos trinta anos do século passado.
De fato, a sociologia urbana que nas décadas de 1960 e 1970 convivia com os estudos voltados para a questão agrária adquiri, no decênio seguinte, hegemonia sobre outros recortes analíticos, conferindo às cidades um estatuto paradigmático da sociedade brasileira.
Reflexões sobre desigualdades econômicas, políticas públicas, conflitos, movimentos, violência, direitos e cidadania, entre outras, desembocam em espaços urbanos, apontados como verdadeiro palco de fatos sociais indutores de problemáticas sociológicas contemporâneas. A "questão urbana", título de um dos livros de Manuel Castells (1983) permeia o escopo de investigações sobre cidades, influenciando pesquisas antenadas com as transformações da realidade urbano-industrial do Brasil e da América Latina.
São atores sociais urbanos que contribuem para as mudanças da sociedade em que vivemos:
- Empresários
- Profissionais liberais
- Movimentos sociais
- Políticos
A importância do ator social
O ator social é importante para a transformação da sociedade em que ele vive. No caso do empresário, por exemplo, vale destacar que ele gera empregos e paga impostos que são convertidos em benefícios (serviços públicos) para toda a coletividade de pessoas.
Sendo assim, os atores sociais urbanos são responsáveis pela geração de inúmeros fatos sociais.
Aprenda mais sobre o tema atores sociais urbanos em:
https://brainly.com.br/tarefa/12410384
Sonhe, mas trabalhe duro!
#SPJ2