Quais os artistas representantes do museu Inhotim- MG?
Soluções para a tarefa
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O Jardim de Narciso (Narcissus Garden), de Yayoi Kusama (JAP) – 2009
500 esferas de aço inoxidável flutuam sobre o espelho d’água do Centro Educativo Burle Marx. Reflete, além do espectador, paisagem do céu, água e vegetação. Fica logo na entrada do parque! É uma versão repaginada da obra apresentada em 1966 na Bienal de Veneza, que ironizava: “Seu narcisismo à venda”. Som da Terra (Sonic Pavilion), de Doug Aitken (EUA) – 1968
Pavilhão sônico é uma obra site-specific desenvolvida a partir de uma ideia pré-existente e resultado de um processo de cinco anos, entre pesquisa, projeto e construção. A obra traz um furo de 200 metros de profundidade no solo para nele instalar uma série de microfones e captar o som da Terra. Este som é transmitido em tempo real, por meio de um sofisticado sistema de equalização e amplificação, no interior de um pavilhão de vidro, vazio e circular, que busca uma equivalência entre a experiência auditiva e aquela com o espaço. De lama lâmina (Iglo), de Matthew Barney (EUA) – 2009
A escolha pela mata afastada do núcleo do parque abre a leitura da obra para o campo da ecologia e reflete a preocupação ambiental do artista. A coexistência entre um plano exterior e um interior é elemento fundamental. Do lado de fora, em um cenário aparentemente inacabado, a devastação e o sublime se instauram. Do lado de dentro, o espaço é tomado pela máquina, construção humana que ergue uma escultura que representa uma árvore. Usado na performance e nas filmagens, o trator, aqui desprovido de todas as suas funções, é transformado em uma grande escultura “congelada” num instante de instabilidade. Galeria Fotográfica de Claudia Andujar (SUI)
Reúne mais de 500 fotografias que contam a história de seu longo envolvimento com a Amazônia brasileira e o povo indígena Yanomami, habitantes dos Estados de Roraima e Amazonas, na região próxima à fronteira com a Venezuela. Divididos por blocos, três temas organizam a exposição das imagens: “A terra” (paisagens); “O homem” (rituais xamânicos, no cotidiano, na casa e na floresta) e “O conflito” (frentes de contato com os brancos).