História, perguntado por ruanhenrique0419, 5 meses atrás

quais os antecedentes da revolução francesa ​

Soluções para a tarefa

Respondido por helenamosti3
1

Resposta:

Os antecedentes da Revolução Francesa...

Explicação:

Os antecedentes da Revolução Francesa (1789) foram, primeiramente, a desigualdade social e a miséria para as classes mais baixas que passavam fome enquanto a rainha Maria Antonieta se deliciava com comidas e jantares elegantes.

Respondido por miihvsky
0

Na época, a França era dividida em 3 estados, chamados de estamentos. O primeiro era formado por membros do clero (igreja), o segundo pela nobreza e o terceiro os "mais pobres", 98% do franceses .

Essa divisão era a materialização de que a França era marcada pelo privilegio de poucos e a opressão de muitos - ou seja, era uma sociedade MUITO desigual.

No final do século XVIII a França se encontrou em uma crise econômica. Que só ferrou mais o terceiro estado que passava fome, entretanto o rei Luís VXI arcava com autos custos de manutenção do Palácio de Versalhes (o cara mantinha uma corte com 5 mil cortesãos e criados) e esse luxo consumia 6% da renda de todo o pais.

Por essas questões a crise na França se agravou, e o rei foi alertado por vários ministros que ele precisava mudar a economia do pais, então, sem saída ele convocou a Assembleia dos Estados Gerais que tinha os representantes dos três estados, mas sempre davam pouco espaço para a opinião publica.

(A revolução começou com força depois que o rei mandou os exércitos cercarem a Paris, o que levou na queda da bastilha e o período do terror 1793 - 1794)

Perguntas interessantes