Quais os 3 tipos de fermentação e em quais processos industriais elas podem ser utilizadas?
Soluções para a tarefa
fermentaçao láctica:
Fermentação láctica é o processo metabólico no qual carboidratos e compostos relacionados são parcialmente oxidados, resultado da libertação de energia e compostos orgânicos, principalmente ácido láctico. É realizado por um grupo de microrganismos denominado de bactérias ácido-lácticas, as quais têm importante papel na produção/conservação de produtos alimentares.
fermentação alcoólica:
A fermentação alcoólica é o processo químico de tranformação dos açúcares em álcool. Este processo é desencadeado por leveduras, sendo por vezes necessário adicioná-las para que o processo se inicie.
É o processo através do qual certos açúcares, principalmente a Sacarose, Glicose e Frutose são transformados em Álcool Etílico (ou Etanol). As enzimas são fornecidas por microorganismos denominados "Leveduras" ou "Fermento".
fermentação acética:
é uma reação quimica que consiste na oxidação parcial, aeróbia, do álcool etílico com produção de ácido acético. Esse processo é utilizado na produção de vinagre comum e do ácido acético industrial. Desenvolve-se também na deterioração de bebidas de baixo teor alcoólico e na de certos alimentos.
É realizada por bactérias denominadas acetobactérias, produzindo ácido acético e dióxido de carbono.
As bactérias acéticas necessitam de oxigênio para realizar acetificação.Por isso multiplicam-se mais na parte superior do vinho que está sendo transformada em vinagre. o melhor rendimento da reação acética ocorre em temperatura em torno de 25 a 30ºC.