História, perguntado por dudinhameiras, 9 meses atrás

quais os 3 elementos fundamentais da economia colonial brasileira? Explique cada um.

Soluções para a tarefa

Respondido por euzinhaleatoria
11
PROPRIEDADE DE MONOCULTURA E O CICLO DO AÇÚCAR: monocultura é o tipo de exploração agrícola que tem como base a produção de um único tipo de produto. Normalmente ela está associada ao que chamamos de latifundiários. Esse latifúndios realizavam a prática do plantio da cana-de-açúcar, que também poderia ser chamada tanto de latifúndio monocultor quanto de platation.
O CICLO DO OURO NA ECONOMIA COLONIAL: a exploração do ouro foi tão grande para Portugal, que o governo decidiu mudar a capital, até então em Salvador, para o Rio de Janeiro, pois desta forma estariam mais próximos das minas de ouro. Criaram as Casas de Fundição, que contavam impostos altíssimos de quem extraísse o ouro, entre esses impostos se destacavam:
• O quinto —> 20% de roda produção de ouro deveria ir para o rei de Portugal.
• A derrama —> a colônia tinha a obrigação de arrecadar 1.500kg de ouro por ano.
• A capitação —> era cobrado imposto sobre cada escravo que trabalhava nas minas.
O Ciclo do Ouro seguiu até o ano 1785. A exploração e os muitos impostos cobrados não agradavam em nada a população, o que levou a muitas revoltas na época.
O ESCRAVISMO NO BRASIL: dois são os tipos de escravidão:
• A vermelha: eram a dos índios.
• A africana: eram os negros trazidos da África.
Os escravos eram maltratados, chicoteados, mas mesmo assim lutavam pela sua liberdade, e essa luta levou a formar os primeiros quilombos, que eram abrigos feitos para negrão fugitivos. A escravidão durou até o ano de 1888, quando a Lei Áurea aboliu todo tipo de escravidão no Brasil. Aos negros agiram eram livres, mas ainda teriam que lidar como preconceito da sociedade, que insistia em tratá-los como desdém.

Espero ter ajudado!! : )
Perguntas interessantes