Biologia, perguntado por julialsuelap9rll6, 11 meses atrás

Quais organelas foram obtidas a partir do processo de endossimbiose?

Soluções para a tarefa

Respondido por carolnascimenttoo
1
Segundo a teoria endossimbiótica, mitocôndrias e cloroplastos eram organismos procariontes que viviam de modo livre. Essas estruturas foram englobadas por células eucariontes, o que resultou em uma relação simbiótica, em que ambos os envolvidos eram beneficiados com a associação.
Respondido por Luca1233
0

Resposta:

Mitocôndria e cloroplasto.

Explicação:

Tanto a mitocôndria, quanto o cloroplasto, foram englobados por células eucariontes (células que possuem membrana nuclear - carioteca - envolvendo o material genético) no passado, que hoje conhecemos como células animais e vegetais. Vale salientar que o cloroplasto está presente apenas na célula vegetal, uma vez que esta realiza a fotossíntese a partir dessa organela.

Supõe-se que essas organelas eram seres procariontes independentes  no passado, ou seja, eram seres que não possuíam membrana nuclear delimitando o seu material genético, e que viviam de forma livre até serem englobados por uma célula eucarionte durante o processo evolutivo desta.

Uma vez englobadas, esses seres passaram a ter uma relação simbiótica com a célula eucarionte, ou seja, tinham uma relação benéfica para ambos. A mitocôndria produzindo e fornecendo energia (ATP - Adenosina Trifosfato) para que as funções da célula fossem realizadas e, em troca, a célula fornecendo proteção à mitocôndria.

Já o cloroplasto, na célula vegetal, realizando o processo de fotossíntese e produzindo a fonte de "alimento" da planta, a glicose (C6H12O6) e, em troca, a célula fornecendo proteção ao cloroplasto.

Ademais, uma das hipóteses que comprovam o fato de que a mitocôndria e o cloroplasto eram seres procariontes e independentes no passado, é que eles têm um material genético próprio, independente do da célula eucarionte.

Perguntas interessantes