Ed. Física, perguntado por gabriell30, 1 ano atrás

Quais o tipos de fibras musculares que possuimos?

Soluções para a tarefa

Respondido por Nutellaa
3
Fibras do tipo I tem a contração mais lenta e usam o oxigênio como fonte de energia, são músculos que não sofrem muita hipertrofia. São facilmente encontradas na região da panturrilha, abdômen e dorsais, essas regiões normalmente têm que manter uma contração por muito tempo, seja para nos manter em pé ou com a postura adequada.

Pessoas com esse tipo de fibra muscular tornam-se bons atletas de endurance, como maratonistas, ciclistas e triatletas.

Tipo II

Essas fibras musculares podem ser divididas em IIa e IIb.

Fibras do tipo IIa possuem capacidade de contração rápida e capacidade oxidativa, ou seja, são mais resistentes.



Fibras do tipo IIb são de contrações rápidas (explosivas), anaeróbicas e sofrem maior hipertrofia. Predominante em atletas de explosão como ginastas e velocistas.


Ronaldo era um excelente atacante, conhecido por suas arrancadas rápidas que deixava os zagueiros para trás. Sua predominância muscular era de fibras do tipo IIb, mas ele tinha e devia treinar resistência para aguentar a partida inteira, afinal ele não ficava apenas dando arrancadas o jogo inteiro.Felizmente não temos a mesma quantidade e tipo de fibras, uma vez que são determinadas pela genética, mas conhecer as diferenças é importante.

Imagine agora um time de futebol, a posição do atleta e sua característica podem variar de acordo com suas habilidade e fibras. Veja um exemplo:

Isso ocorre com atletas de todas as modalidades esportivas e saber o tipo de fibra predominante e sua característica principal pode melhorar seu desempenho. Lembre-se que existem outros aspectos físicos que também devem ser treinados.

Todos nós possuímos os três tipos de músculos e ao iniciar a atividade as três são ativadas, mas de acordo com a intensidade do exercício e com volume do treino, uma predominará. Por essa razão abordo os assuntos relacionados à intensidade e volume do treino aqui no HdT.

Não adianta querer treinar explosão muscular com uma carga muito baixa e por muito tempo. Ou achar que vai ganhar resistência muscular com uma carga muito alta: isso o deixa propenso à maior risco de lesão.

Perguntas interessantes