quais o principais pratos típicos dessa região?
Soluções para a tarefa
Resposta; norte
Pato no Tucupi: é um dos pratos mais populares, composto por pato, jambu e tucupi – um líquido extraído da mandioca brava. Como acompanhamento, pode ser servido arroz ou farofa de mandioca.
Caldeirada: é feita com peixes em postas (pode ser filhote, dourada, tucunaré, pescada amarela etc.), temperos, ovos, azeite e tucupi.
Maniçoba: espécie de feijoada produzida com folhas de mandioca que substituem o feijão. Leva paio, costelinha e carne de porco. É servida com farinha, arroz e pimenta.
Damorida: receita indígena feita com carne ou peixe assado e pimenta malagueta, pimenta jiquitaia, sal e goma de tapioca.
Doces: em geral, são criados a partir das frutas da Amazônia, como doces de açaí, cupuaçu, camu-camu, tucumã etc.
Açaí: embora no restante do país o açaí seja consumido doce, com leite condensado e outros, na região norte ele é consumido com farinha de mandioca e com pratos salgados.
nordeste
Tapioca ou Beiju: massa feita com a goma originária da fécula de mandioca que foi criada pelos índios tupis-guaranis. Com a chegada dos colonizadores, a goma passou por algumas modificações, dando origem à tapioca.
Baião de Dois: quando a seca atingia o sertão nordestino, a comida era escassa e era preciso guardar o que fosse possível, evitando o desperdício. Foi assim que, no Ceará, nasceu o Baião de Dois, uma mistura de arroz, feijão, carne seca e queijo coalho.
Acarajé: o acarajé é um bolinho de feijão fradinho que leva sal, alho, cebola e gengibre. Ele é frito no azeite de dendê e recheado com camarão seco temperado.
Moqueca: prato no qual o peixe é cozido com azeite de dendê, leite de coco, pimenta e coentro.
Vatapá: em geral é feito com pão, camarão, fubá ou farinha de rosca, castanha de caju, pimenta, leite de coco, amendoim e azeite de dendê – e servido como recheio para o acarajé.
Caruru: prato produzido com quiabo, camarão, azeite de dendê e temperos misturados à farinha de mandioca e caldo.
centro oeste
Arroz com pequi: o pequi é muito presente na culinária do centro-oeste e pode ser consumido com frango e arroz.
Empadão goiano: torta salgada recheada com diversos condimentos, carnes, queijos e verduras. A massa é feita com trigo, azeite, ovos e sal.
Pamonha: iguaria conhecida em todo o Brasil e bastante consumida no interior de Goiás.
sudeste
Feijoada: embora seja típica de todo o país, é no Rio de Janeiro onde ela é mais consumida.
Pão de Queijo: bolinho feito com polvilho e queijo, ele é extremamente consumido em Minas Gerais.
Feijão tropeiro: mistura de feijão, torresmo, farinha de mandioca, ovos, linguiça, alho, cebola e temperos.
Cuscuz à Paulista: cuscuz recheado com camarão, sardinha, cebola, azeitona, pimentão etc. misturados à farinha de milho ou de mandioca.
Sanduíche de mortadela e Bauru: lanches típicos de São Paulo. O Bauru é feito, originalmente, com pão francês, tomate, picles, rosbife, queijo, orégano e sal.
Torta capixaba: torta recheada com frutos do mar, além de bacalhau e palmito.
sul
Churrasco: com carne bovina, suína ou caprina. Além das carnes, também há muitos preparos com linguiça.
Arroz carreteiro: mistura de arroz com carne de charque.
Cuca: espécie de pão doce de origem alemã. Um dos sabores mais comuns é de banana, mas também pode ser feita com maçã, abacaxi, chocolate, doce de leite, goiabada etc.
Chimarrão: o hábito veio dos índios e se mantém até hoje entre os sulistas, especialmente os gaúchos.
Ambrosia: sobremesa tipicamente portuguesa e muito consumida no sul. Também é chamada de manjar dos deuses e é feita com ovos, leite e açúcar.
Explicação:
eu n sabia qual regiao entao coloquei esses