História, perguntado por RafaelCantareli, 1 ano atrás

quais o motivos levaram a queda da bolsa de nova york em 1929

Soluções para a tarefa

Respondido por brunohanauta
5

Após a primeira guerra mundial, os EUA exportava para os países destruídos da Europa. Mas lá pela década de 20, os países europeus já se reconstruíram e fez com que as exportações dos EUA caíssem drasticamente.

Neste contexto, as causas que influenciaram na queda da bolsa de 29:

- Superprodução agrícola: formou-se um excedente de produção agrícola nos EUA, principalmente de trigo, que não encontrava comprador, interna ou externamente.

- Diminuição do consumo: a indústria americana cresceu muito; porém, o poder aquisitivo da população não acompanhava esse crescimento. Aumentava o número de indústrias e diminuía o de compradores. Em pouco tempo, várias delas faliram.

- Livre Mercado: cada empresário fazia o que queria e ninguém se metia.

Quebra da Bolsa de Nova York: de 1920 a 1929, os americanos compraram ações de diversas empresas. De repente o valor das ações começou a cair. Os investidores quiseram vender as ações, mas ninguém queria comprar. Esse quadro desastroso culminou na famosa “Quinta-Feira Negra” (24/10/1929 - dia que a Bolsa sofreu a maior baixa da história).

Se o valor das ações de uma empresa está desabando, o empresário tem medo de investir capital nessa empresa. Se ele investe menos, produzirá menos; se produz menos, então, não há motivo para tantos empregados, o que levará o empresário a demitir o pessoal.

Muitos empresários não sobreviveram à crise e foram à falência, assim como vários bancos que emprestaram dinheiro não receberam de volta o empréstimo e faliram também.

A crise de 29 foi um efeito dominó que saiu arrasando todos pelo caminho.

Perguntas interessantes