Quais o fundamento da crítica de Keynes quanto ao modelo vigente nas economias capitalistas liberais?
A-Ele defendia a intervenção do Estado na economia, garantindo assim a manutenção do poder de compra, fundamental ao sucesso de uma economia capitalista.
B-O retorno ao modelo de capitalismo comercial, conhecido como Mercantilismo.
C-Foi um seguidor de Marx, e dizia que a função do governo deveria ser a diminuição do fosso social em um país.
D-Reafirmava uma tentativa de conciliar a economia capitalista com a fisiocracia, de forma a garantir recursos alimentícios.
E-Adaptar a lógica capitalista com elementos de uma economia capitalista, a partir da nacionalização dos bancos.
Soluções para a tarefa
Keynes era um defensor do capitalismo e um crítico das tentativas de desviar-se do capitalismo, modo que não era um marxista, não defendia a nacionalização dos bancos, não defendia a fisiocracia e nem defendia o mercantilismo, que considerava uma etapa já superada.
Contudo, Keynes criticava a ideia de que o mercado se regula automaticamente, de modo que, por ser uma estrutura artificial, o capitalismo precisa também de formas artificiais de controle, de modo que o governo deveria intervir na economia para garantir, por exemplo, altas taxas de empregabilidade, assim como garantir que os recursos estão sendo corretamente explorados e que não há acúmulo de capitais prejudicial ao desenvolvimento capitalista (era contrário aos "robber barons", por exemplo)
É correta a alternativa A.