quais números são deficientes, excessivos e perfeitos???
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá! Recentemente conheci esses números por intermédio de um livro incrível, O Ultimo Teorema de Fermat, de Simon Singh.
Esses números, descobertos pelos pitagóricos, são números relacionados a soma de seus divisores.
Por exemplo, 6 é um número perfeito, pois a soma de seus divisores resultam nele mesmo, veja só:
Logo, pode-se dizer que os números perfeitos são aqueles nos quais a soma de seus divisores resultam nele mesmo, enquanto os números deficientes e excessivos, são, respectivamente, números nos quais a soma de seus divisores resultam em números menores e em números maiores.
EXEMPLOS:
- Números perfeitos:
- 6
- 28
- 496
- 8128
- Poderia citar mais, no entanto, os números perfeitos são raros, portanto, após 8128, eles passam a ser muito grandes, o maior já encontrado, por exemplo, possui 44 milhões de algarismos, se você elevasse esse número por ¹⁰⁰, teríamos um número maior que os grãos de areia, estrelas, galáxias, planetas, idade do Universo, peso de todas as pessoas juntas, já seria maior somente se fosse elevado por 10, porém, porque não humilhar um pouco? Resumidamente: Maior que qualquer coisa que possa imaginar, mesmo após um longo exercício de imaginação, e só foram descobertos até o momento desse comentário, um número menor que 100 de números perfeitos.
- Números deficientes:
- 1, 2, 3, 4, 5, 7, 8, 9, 10, 11, 13
- Números excessivos:
- Bem; Aqui lhe proponho um desafio! Encontre os primeiros 11 números excessivos, como o Brainly foi feito para sanar dúvidas e não propor desafios, irei colocar o primeiro:
- 12...
É pouco provável que você esperaria que alguém respondesse sua pergunta depois de dias, logo, peço desculpas pelo atraso e posteriormente, também pela audácia em desafiar o próprio autor da pergunta xD
- No mais, espero ter ajudado! Bons estudos.