Quais mudanças podemos perceber mas condições política europeias durante o período abordado no capítulo
Soluções para a tarefa
Durante o período da Guerra Fria, a Europa sofreu com graves problemas econômicos, sociais e estruturais, dividida em dois grupos ideológicos. A Guerrra Fria levou a criação de blocos políticos e econômicos, como a Otan.
Guerra Fria
A Guerra Fria (1947-1991) era conhecida como tal porque a presença de armas nucleares tornou improvável uma guerra tradicional entre as partes rivais (neste caso, os Estados Unidos e a União Soviética), pois cada uma tinha o poder de destruir uma à outra e ao fazê-lo põem em risco a civilização humana como um todo. Isso era conhecido como 'Destruição Mutuamente Assegurada'.
Por essa razão, conflitos e competição em menor escala existiam, mas uma grande guerra 'quente', como as de décadas anteriores, foi evitada. Esse período também destacou a importância da ideologia na formação do conflito global, principalmente entre capitalismo e comunismo , que produziu dois sistemas internacionais incompatíveis.
A Guerra Fria foi responsável pela imagem histórica de um mundo dividido em três zonas. O 'Primeiro Mundo' eram as nações 'ocidentais' (é daí que vem o termo 'ocidente'). Esses estados eram aliados dos Estados Unidos, seguiam amplamente um sistema econômico de capitalismo e (pelo menos aspiracionalmente) um sistema político de democracia liberal.
O "Segundo Mundo" era a União Soviética e uma série de estados "orientais" governados predominantemente por partidos comunistas (ou socialistas) que rejeitavam o capitalismo como modelo econômico.
Esse conflito entre o primeiro e o segundo mundo foi além da economia e criou dois sistemas internacionais irreconciliáveis – deixando a outros estados a escolha de operar dentro de um sistema ou de outro. Isso levou alguns estados a se recusarem e se declararem 'não alinhados' – criando um 'Terceiro Mundo'.
Mais sobre Guerra Fria em:
https://brainly.com.br/tarefa/13475182
#SPJ4