Geografia, perguntado por gabrielcarlos26070, 10 meses atrás

Quais mudanças ocorreram na década de 1990?

Soluções para a tarefa

Respondido por tonycoelhorezende
7

Os anos 90 iniciaram com o colapso da União Soviética e o fim da Guerra Fria, sendo esses seguidos pela consolidação da democracia, globalização e capitalismo global. Fatos marcantes para a década foram a Guerra do Golfo e a popularização do computador pessoal e da Internet. A prosperidade econômica experimentada por muitos países durante a década de 1990 foi de natureza semelhante a que foi experimentada nas décadas de 1920 e 1950. Cada período de prosperidade foi o resultado de uma mudança de paradigma nos assuntos globais. As mudanças nas décadas de 1990 ocorreram em parte como resultado da conclusão da Guerra Fria.

Otimismo e esperança seguiram o colapso do Comunismo, mas os efeitos colaterais do fim da Guerra Fria estavam só começando, como o advento terrorista em regiões do Terceiro Mundo, especialmente na Ásia. O Primeiro Mundo experimentou crescimento econômico estável durante toda a década. O Reino Unido, depois de uma recessão em 1991-92 e a desvalorização da libra, conseguiu 51 bimestres seguidos de crescimento que se seguiram no novo século. Até nações com menor representatividade econômica como a Malásia tiveram aperfeiçoamentos gigantescos. Mas deve-se notar que a economia dos Estados Unidos permaneceu sem crescimento durante a primeira metade da década.

Muitos países, instituições, companhias e organizações consideraram os 90 como "tempos prósperos".

Politicamente, os anos 90 foram de democracia expansiva. Os antigos países do Pacto de Varsóvia logo saíram de regimes totalitários para governos eleitos. O mesmo ocorreu com países em desenvolvimento (Taiwan, Chile, África do Sul e Indonésia).

Apesar da prosperidade e democracia, houve um "lado maléfico" significativo. Na África, o aumento nos casos de AIDS e inúmeras guerras levaram á diminuição da expectativa de vida e nada de crescimento econômico. Em ex-nações soviéticas, havia fuga de capital e o PIB decrescente. Crises financeiras nos países em desenvolvimento foram comuns depois de 1994, apoiados pela globalização. E eventos trágicos como as guerras dos Bálcãs, genocídio de Ruanda, a Batalha de Mogadíscio e a primeira Guerra do Golfo, assim como o crescimento do terrorismo, levou à idealização do choque de civilizações. Mas esses fatos foram apenas relembrados com relevância na década de 2000.

A cultura jovem aceitou o Grunge como mídia e foi muito diversificada se ramificando em tribos num universo social muito diverso que foi desde o superficialismo e consumismo até a militância ambientalista e antiglobalizante. A expressão nas roupas e através de tatuagens e piercings também foi marcante, bem como o consumo de drogas com o surgimento do ecstasy ligado a cultura de música eletrônica o aumento no consumo de maconha na classe média. No Brasil o jovem se viu envolvido cada vez mais com sexo em idade precoce e também foi vitima do aumento da violência nos grandes centros urbanos.

Respondido por pedrostallone
7
No Brasil, a década de 1990 foi marcada por importantes transformações de caráter estrutural
ocorridas nos ambientes econômico e institucional, ligadas tanto ao novo conjunto de políticas
macroeconômicas adotado, quanto à implementação de reformas de cunho liberalizante. O objetivo das
medidas adotadas era de estabelecer condições para a retomada do crescimento da economia, de forma a que
a crise da década anterior fosse superada. O presente trabalho propõe-se a analisar o impacto dessas reformas
sobre o desempenho econômico do país a partir da década de 1990. Utilizamos como referencial teórico: (i) a
Nova Economia Institucional, que fornece o substrato para a interpretação do caráter institucional das
reformas; e (ii) a teoria de crescimento econômico com base nos modelos de crescimento neoclássicos, que
permitem a avaliação empírica acerca dos efeitos das reformas sobre a taxa de crescimento da economia. Os
resultados apontam que a abertura comercial e a reforma no setor financeiro foram as que mais contribuíram
para a evolução da produtividade total dos fatores no período.
Perguntas interessantes