História, perguntado por Alunadeexatas123, 1 ano atrás

Quais movimentos sociais ocorreram no periodo colonial em diamantina?
Descreva um pouco sobre ele...

Soluções para a tarefa

Respondido por isabelapocai81
0

Arraial do Tijuco, atual Diamantina. Foi esse o local onde, há quase 200 anos, se deu a notícia da descoberta do diamante, pedra rara e preciosa, até então só encontrada nas Índias.

Pouco tempo depois, a região diamantífera de Minas Gerais notabilizava-se por possuir a maior lavra de diamantes do mundo ocidental, condição que preservou durante todo o século XVIII e parte do XIX.

A riqueza ali gerada sustentou um dinamismo econômico que durou mais tempo que o ciclo do ouro, despertou a cobiça de aventureiros de toda parte e sustentou uma elite requintada para os padrões da época.

A memória dessa época, cristalizada nos atributos naturais e arquitetônicos da cidade, foi transmitida pelos testemunhos históricos e relatos orais de seus habitantes e pode ser acessada em um click. No site www.eravirtual.org é possível visitar com os alunos o Museu do Diamante, na cidade mineira, com o auxílio de textos explicativos e um guia de voz que direciona o visitante durante toda a navegação. Uma experiência essencial para conhecermos a cultura e a mentalidade da época.

Mas o que efetivamente torna Diamantina um caso peculiar na história da colonização portuguesa na América? Não se sabe ao certo quando e por quem foram descobertas as primeiras minas de diamantes no Brasil.

Relatos esparsos sobre a existência do mineral remontam à segunda metade do século XVI e é certo que, já no início do século XVIII, os diamantes eram extraídos às margens do Rio Tijuco (vocábulo indígena que significa “lama”).

Porém, apenas em 1729 sua existência foi oficializada pelo então governador da capitania de Minas Gerais, Dom Lourenço de Almeida, que justificava a demora em noticiar as descobertas – segundo ele, ocorridas dez anos antes, nas lavras de Bernardo da Fonseca Lobo – pela suposta incerteza quanto à qualidade e autenticidade das pedras.

Na verdade, tal atraso deveu-se à lucrativa exploração clandestina estabelecida desde os primeiros achados, atividade que envolveu o próprio governador e ganhou notoriedade.


Respondido por 1688
0

Estava localizada em Minas Gerais (MG), contendo a condição de preservar durante todo o século XVIII a e parte de XIX. Essa riqueza sustentou Dinamismo Econômico, que durou mais tempo que o ciclo do ouro.

Perguntas interessantes