Quais motivos levaram ao conflito na Chechênia?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O conflito mais recente entre os chechenos e o governo russo ocorreu na década de 1990. Como a União Soviética se desintegrou, os separatistas chechenos declararam a independência em 1991. No final de 1994, a Primeira Guerra da Chechênia estourou e, após dois anos de combates, as forças russas se retiraram da região.
Explicação:
Resposta:
Sob o ponto de vista histórico, a região ocupada pela Chechênia marcou uma antiga esfera de conflito entre os espaços dominados por cristãos e muçulmanos sob o ponto de vista político e religioso. Apesar de viverem em uma região dominada pelos russos, de orientação cristã, os chechenos se converteram ao islamismo por volta do século XVIII. Em resposta a tal situação, a monarquia czarista russa decidiu anexar a Chechênia aos seus vastos domínios imperiais.
A partir desse advento, o Império Russo teve enormes dificuldades para estabelecer seu domínio sob uma população com aspectos identitários e tradições bastante homogêneas. Nas primeiras décadas do século XX, passado meio século da dominação russa, os chechenos aproveitaram das convulsões que colocavam a revolução bolchevique a caminho na Rússia. Dessa forma, decidiram formar um governo independente com criação da República Montanhesa do Cáucaso Norte.