quais motivações levaram os europeus a sair de suas fronteiras
Soluções para a tarefa
Com a Reforma Protestante, houve uma série de conflitos entre católicos e protestantes das mais diversas categorias no continente europeu. Isto acabou, muitas vezes, em perseguições e disputas sangrentas, como foi o caso do Massacre da Noite de São Bartolomeu, na França.
Por conta disto, muitos protestantes escolheram migrar para o continente americano e por lá fazerem as suas vidas livres da perseguição, fato que os católicos europeus viram com bons olhos, pois com isto livravam-se de seus indesejados vizinhos.
Os Estados Unidos é um exemplo de país majoritariamente colonizado por protestantes que para lá foram por motivos de perseguição religiosa.
O outro motivo, a expansão das fronteiras econômicas, foi bastante comum nos países da Península Ibérica. Eles desejavam adquirir novas riquezas e, para isto, saíram do continente em busca de ouro, prata, pedras preciosas e especiarias. Desejavam com isto, obviamente,a riqueza e prosperidade que nem sempre encontravam na Europa.
Em diferentes momentos históricos, os Europeus abandonaram suas residências e seus países e deslocaram-se para oturas regiões.
No século XVI e XVII, as principais motivações eram os conflitos religiosos - que motivaram, por exemplo, a colonização do atual Estados Unidos da América. Estes indivíduos eram perseguidos por suas crenças, e procuravam na América uma nova possibilidade.
Também nestes séculos, em regiões de colonização portuguesa, houve uma transferência de indivíduos visando um aumento de seus lucros com comércio, e nas colônias espanholas, indivíduos procurando recomeçar suas vidas e enriquecer.
No caso dos séculos XIX e XX, as imigrações europeias tiveram como fundamento a fuga das guerras, da fome, da superlotação das cidades e da redução dos espaços de trabalho no campo.
Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/19575156