Quais medidas Pinochet adotou para forças armadas e imprensa?
Soluções para a tarefa
Em relação ás forças armadas, Pinochet assumiu o cargo de comandante, no qual a partir disso, dissolveu o congresso e qualquer partido político que existia, em relação á impressa, o jornal mais influente, ''El Mercurio'', forneceu apoio direto ao regime.
Ditadura Pinochet
A ditadura militar chilena, foi um golpe militar que ocorreu no chile nos anos de 1973 á 1990, liderado por Augusto Pinochet, derrubando o atual presidente da época, Salvador Allende, uma dentre várias outras tentativas americanas em implementar a hegemonia conservadora.
O governo de Salvador Allende, de esquerda, iniciou-se com planos de transformar o Chile aos poucos, em uma nação socialista, planos estes, que não agradaram a elite da época.
O principal e mais influente jornal da época, El Mercurio, tinha como um dos fundadores, Agustín Edwards Eastman, um americano que mantinha contato direto com a casa branca, recebendo apoio financeiro para ser favorável á ditadura de Pinochet.
Com contato direto com o presidente da época, Richard Nixon, El Mercurio era considerado uma peça fundamental em manter o regime, no qual criava no imaginário popular o terror de uma suposta ditadura totalitária de esquerda na qual Pinochet combatia.
Quanto no tocante ao exército, no dia 11 de setembro de 1973, Pinochet usando o cargo de comandante chefe do exército chileno, coordenou um ataque no palácio presidencial, o qual foi amplamente bombardeado.
Salvador Allende cometeu suicídio, e Pinochet assumiu o poder, portanto, podemos concluir que ambos, a impressa e as forças armadas, foram indispensáveis para Pinochet implementar sua ditadura, além do apoio dos Estados Unidos.
Aprenda mais sobre ditadura Pinochet aqui: https://brainly.com.br/tarefa/34175043