Quais medidas foram tomadas pelo governo americano para conter a crise de 2008/2009
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
- 2008 --
Setembro:
7 - O Tesouro assume o controle dos gigantes do crédito hipotecário Fannie Mae e Freddie Mac, destinando 100 bilhões de dólares a cada um para evitar que quebrassem, vítimas da crise no setor imobiliário.
15 - As autoridades ajudam o Bank of America a adquirir o banco de investimentos Merrill Lynch, após a quebra do Lehman Brothers, que não encontrou compradores para evitar a falência.
16 - O Federal Reserve (Fed) e o Tesouro nacionalizam a seguradora AIG, à beira da bancarrota, injetando 180 bilhões de dólares na instituição.
18 - As autoridades anunciam a preparação de um plano de 700 bilhões de dólares para livrar os bancos de seus ativos podres, multiplicados pela expansão da bolha imobiliária.
26 - O banco americano JPMorgan Chase compra as atividades bancárias do concorrente Washington Mutual, que transforma no mais importante banco de depósitos dos Estados Unidos a quebrar.
29 - As autoridades federais pedem ao banco Citigroup que compre o concorrente Wachovia, que, no entanto, terminou sendo adquirido pelo Wells Fargo.
Outubro:
3 - O Congresso adota o plano de resgate do sistema bancário, de 700 bilhões de dólares.
10 - Os ministros do G7, reunidos em Washington, se comprometem a impedir a quebra dos principais bancos de seus países.
14 - O presidente George W. Bush anuncia que o Estado vai destinar 250 bilhões para recapitalizar os principais bancos americanos. Citigroup, Bank of America, JPMorgan Chase e Wells Fargo recebem 25 bilhões de dólares cada um.
Novembro:
12 - O Tesouro desiste de utilizar os recursos disponibilizados para comprar ativos de risco dos bancos, optando por recorrer a fundos próprios.
15 - Os dirigentes do G20 se reúnem em Washington para responder de maneira coordenada à crise financeira.
23 - O governo anuncia uma nova ajuda ao Citigroup, no valor de 20 bilhões de dólares.
25 - O Fed anuncia um plano de ajuda, com até 600 bilhões de dólares destinados ao mercado de créditos imobiliários e 200 bilhões ao crédito ao consumo.
Dezembro:
16 - O Fed reduz sua taxa básica de juros ao nível mais baixo já registrado, apontando uma margem de flutuação entre 0 e 0,25%.
-- 2009 --
Janeiro:
12 - Bush solicita ao Congresso o desbloqueio da segunda parte dos 700 bilhões de dólares do plano de resgate.
16 - Para ajudar o Bank of America na aquisição do Merrill Lynch, o Tesouro aporta 20 bilhões de dólares a mais à instituição.
Fevereiro:
3 - O Fed prolonga por seis seis meses as medidas essenciais de seu dispositivo anticrise.
10 - O secretário do Tesouro Timothy Geithner apresenta seu plano de estabilização financeira. Wall Street despenca, perdendo 4,6%.
18 - Barack Obama anuncia um plano de ajuda ao setor imobiliário de 75 bilhões de dólares, além da duplicação das iniciativas destinadas à estabilização de Fannie Mae e Freddie Mac.
25 - O Tesouro anuncia que submeterá os grandes bancos a um "teste de resistência" para determinar quais devem ser recapitalizados com dinheiro público.
26 - Em seu projeto de orçamento para 2010, a Casa Branca prevê mais 250 bilhões de dólares para o setor financeiro.
27 - O Tesouro anuncia que utilizará seus títulos preferenciais do Citigroup para assumir uma parte do capital do banco.
Março:
3 - O Fed anuncia seu plano de ajuda ao crédito para o consumo, no valor de 200 bilhões de dólares.
16 - A Casa Branca anuncia um plano de ajuda ao crédito para pequenas e médias empresas, no valor de 15 bilhões de dólares.
23 - O Tesouro lança um programa de 500 bilhões de dólares para a compra de ativos "podres" dos bancos, associando fundos públicos e investidores privados.
Perguntas interessantes
Química,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás
Música,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás