QUAIS MEDIDAS A IGREJA CATÓLICA ADOTOU PARA CONTER O AVANÇO DO PROTESTANTISMO?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Para combater o avanço da Reforma (nome genérico dos movimentos protestantes na Europa durante a Idade Moderna) a Igreja Católica criou (e fortaleceu) Ordens Religiosas (como a dos jesuítas e a dos dominicanos) para expandir a fé para o resto do mundo, combateu as simonias (vendas de títulos religiosos) e permitiu a tradução e leitura leiga da Bíblia.
Com isto atuaram em sentido duplo: por um lado buscaram expandir a interpretação católica para o restante do mundo (coisa que os Protestantes, por não terem os mesmos recursos que os Católicos, não podiam fazer) e atender a algumas das críticas localmente postas pelos europeus, de modo a desestimular a conversão às interpretações protestantes pela correção dos aspectos mais criticáveis do Catolicismo.
Explicação: Espero ter ajudado :)
SE NÃO AJUDEI ME DESCULPE PRFVR.
Resposta:
A Contra-Reforma, constituída em um conjunto de medidas tomadas pela Igreja Católica para conter o surgimento das religiões protestantes.
A Contra-Reforma estabeleceu um conjunto de medidas que atuou em duas vias: atuando contra outras denominações religiosas e promovendo meios de expansão da fé católica.
Uma das principais medidas tomadas foi a criação da Companhia de Jesus, onde os jesuítas deveriam expandir o catolicismo ao redor do mundo. Eles foram os principais responsáveis pelo processo de catequização das populações dos continentes americano e asiático.
Utilizando um sistema de rotinas e celebrações religiosas regulares, a Companhia de Jesus conseguiu converter um grande número de pessoas nos territórios coloniais europeus.
A Inquisição, instaurada pelo Tribunal do Santo Oficio, teve como principal função combater o desvio dos fiéis católicos e a expansão de outras denominações religiosas. Além de perseguir protestantes, a Santa Inquisição também combateu judeus e islâmicos, que eram considerados pecadores e infiéis.