Quais invenções e novas técnicas agrícolas foram inventadas na Europa a partir do seculos XI e como essas invenções mudaram a vida das pessoas daquela época naquele continente ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Robôs medievais.
Eles existem desde a Antiguidade e serviam principalmente para impressionar as visitas. Em 919, o embaixador italiano Liuprando de Cremona descreveu uma visita a Constantinopla na qual a sala do imperador Teófilo incluía leões que abriam a boca para rugir e atingiam o chão com suas caudas, pássaros mecânicos em árvores artificiais que cantavam, e o próprio trono que podia se elevar ou descer automaticamente.
Relógio mecânico
Água, mercúrio e pesos.
Os europeus medievais herdaram dos romanos relógios hidráulicos simples. Gotas caíam de um recipiente para outro, de forma regular, e as horas eram marcadas pelo nível da água. Isso começou a mudar quando o rei Afonso 6o de Leão e Castela conseguiu ter em mãos um tomo árabe: O Livro dos Segredos e Resultados de Ideias, do engenheiro andaluz Ali Ibn Khalaf al-Muradi. Entre diversas maravilhas tecnológicas, estava um luxuoso relógio hidráulico no qual mercúrio, não água, movia mecanismos complexos, incluindo até autômatos para dar as horas de forma mais espetacular.
Trabuco
A mãe de todas as catapultas.
Pode soer engraçado, mas este é o nome em português para o famoso trébuchet dos videogames. A palavra é antiga na língua: os portugueses o conheceram espetacularmente no Cerco de Lisboa, em 1147, trazido por seus aliados cruzados. Os dois trabucos construídos ali eram capazes de disparar um projétil a cada 15 segundos. E eram provavelmente de um tipo menos impressionante: no lugar de usar um contrapeso gigante, as pedras eram disparadas por meio de soldados puxando manualmente cordas para fazer o braço se mover.
Uma invenção chinesa, importada pelos monggóis. O icônico e gigantesco trabuco de contrapeso tem sua primeira referência em 1187, por um autor islâmico, Mardi ibn Ali al-Tarsusi, comentando sobre as batalhas de Saladino – ele aparece nas mãos dos europeus.
Explicação: