Artes, perguntado por lucasleandro0701, 6 meses atrás

Quais importantes eventos históricos estavam acontecendo quando a Arte Mordena surgiu?​

Soluções para a tarefa

Respondido por bbecauchihachan
1

Resposta:

espero ter ajudado <3

Explicação:

A Semana de Arte Moderna, também chamada Semana de 1922, foi uma manifestação artístico-cultural que contou com apresentações de dança, música, recital de poesias, exposições e palestras. O evento realizado no Teatro Municipal de São Paulo é considerado o marco do Modernismo no Brasil.

A Semana de Arte Moderna ocorreu entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo. O evento se tornou uma referência do mundo artístico e cultural do século XX.  

Considerada o início oficial do Modernismo no Brasil, a Semana de Arte Moderna apresentou uma nova perspectiva de arte com uma estética inovadora, influenciada por tendências das vanguardas europeias.

O seu objetivo era renovar o ambiente artístico-cultural e mostrar o que havia na escultura, arquitetura, música e literatura brasileira do momento. Para isso, trouxe novas ideias e conceitos artísticos com a declamação de poesias, concerto de músicas, artes plásticas exibida em telas, esculturas e maquetes de arquitetura.

Realizada em uma época de turbulências no âmbito político, social, econômico e cultural, a Semana de Arte Moderna teve como uma das figuras mais importantes, o escritor Mário de Andrade que, lado do escritor Oswald de Andrade e do artista plástico Di Cavalcanti, articulou e organizou o evento.

Características da Semana de Arte Moderna

Os artistas envolvidos na Semana de Arte Moderna tinham como principal objetivo revolucionar a arte brasileira. Para isso, eles buscaram chocar o público que ainda estava envolvido com o conservadorismo da arte e que seguia padrões tradicionais europeus. Conheça as principais características desse momento foram:

•    Utilização de uma linguagem coloquial e vulgar, buscando aproximação da linguagem oral;

•    Abandono do formalismo nas composições;

•    Rompimento com os padrões tradicionais da academia;

•    Crítica à estética literária parnasiana;

•    Valorização da identidade nacional com temáticas nacionalistas e abordagem da realidade cotidiana brasileira;

•    Liberdade de expressão;

•    Inspiração em vanguardas europeias como futurismo, cubismo, dadaísmo, surrealismo e expressionismo;

•    Experiências estéticas.

bons estudos!!

Perguntas interessantes