Quais hormônios formam as pílulas anticoncepcionais? De que forma agem no organismo feminino?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A pílula anticoncepcional é composta por hormônios sintéticos, sendo eles o estrogênio e a progesterona. Ambos tem um papel de inibir as gonadotrofinas hipofisárias, o FSH é inibido pelo estrogênio e o LH é inibido pela progesterona. Dessa forma, não ocorre a maturação do folículo e nem a ovulação.
Explicação:
-Gonadotrofinas hipofisárias: Hormônios liberados pela adeno-hipófise. São eles o FSH (hormônio folículo-estimulante) e o LH (hormônio luteinizante). O FSH é responsável pelo crescimento e maturação dos folículos ovarianos, o nome já indica isso. E o LH é responsável pela liberação do óvulo, ou seja, pela ovulação, e pela formação do corpo lúteo/amarelo.
-Esteroides ovarianos: São eles o estrogênio/estradiol e a progesterona. O estrogênio é produzido pelas células foliculares (que envolvem o ovócito, e seu conjunto forma o folículo) e também pelo corpo lúteo (mas em pouca quantidade). A progesterona é produzida pelo corpo lúteo.
Sabendo disso:
O ciclo menstrual da mulher inicia no primeiro dia de menstruação. O primeiro hormônio a ser liberado é o FSH, que faz com que o folículo cresça e amadureça. O folículo por sua vez, possui as células foliculares, que produzem o estrogênio, que reconstrói o endométrio (que foi descamado, o que faz com que ocorra a menstruação). Mas o estrogênio inibe o FSH, fazendo com que sua taxa caia, e essa queda também provoca a redução de estrogênio. Depois, próximo ao 14° dia do ciclo, ocorre o aumento dos níveis de LH, que induz o rompimento do folículo ovariano, causando a ovulação e estimula o folículo a virar o corpo lúteo. Esse corpo, produz a progesterona (e estrogênio em baixa quantidade), que tem a função de preparar o útero para um bebê, ou seja, ajuda na manutenção do endométrio. Entretanto, a progesterona inibe o LH, e com a queda de LH, consequentemente (se não tiver ocorrido fecundação), há também a queda da progesterona e estrogênio, resultando na descamação do endométrio, dando início a menstruação.