História, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

quais grupos sociais sao discriminados no mercado de trabalho brasileiro?

Soluções para a tarefa

Respondido por annamoura97
6
Os grupos sociais mais discriminados no mercado de trabalho são, geralmente: Mulheres- que, quando conseguem entrar no mercado de trabalho, recebem menos que os homens.Geralmente as mulheres não são contratadas, pois possuem grandes chances de gravidez, o que diminui a produtividade e ainda pelo preconceito e ignorância de pensar que mulheres são menos capacitadas que homens
Outros grupo discriminado é o dos negros. As empresas ainda tem um pensamento retrógrado de que negros são inferiores e acham que os brancos são mais capacitados, muito porque grande parte da população negra do país tenha um nível de escolaridade mais baixo devido a menor renda que é uma consequência do preconceito vivido por essa classe, além da crença da menor escolaridade o próprio fato deles serem negros faz com que as empresas não contratem por puro preconceito, uma atitude ridícula, mas que ainda existe pelo mundo.
Esses dois grupos são os mais afetados pelo mercado de trabalho e, se parar para perceber são os dois grupos maioritários no Brasil, o que mostra um atraso das empresas brasileiras e mundias. Outros grupos também são bem afetados, mas ele já são minorias, contudo merecem a atenção como por exemplo os da comunidade LGBT, aqueles quem tem tatuagem, os deficientes físicos e mentais. Esses grupos sofrem ainda mais, pois como são minorias são poucos que lutam por suas causas. Em suma, é possível perceber que, o mercado de trabalho brasileiro ainda segue modelos tradicionais do século XVIII e que pouco avança ao longo dos anos.
Perguntas interessantes