quais glândulas femininas que produzem os hormonios femininos (ovários não são hormonios!)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Hormônios são uma espécie de mensageiros do cérebro, pois carregam informações de um órgão para o outro e também para tecidos do organismo. São eles que determinam as funções corporais e, quando não funcionam, o impacto pode ser grande. Entenda mais sobre o papel de cada hormônio e o quanto eles são importantes para sua saúde.
Hormônios são substâncias químicas produzidas por glândulas do sistema endócrino ou por neurônios especializados. São de extrema importância para o controle do funcionamento do corpo.
Os principais hormônios sexuais femininos são o estrógeno e a progesterona, produzidos principalmente pelos ovários durante a vida reprodutiva. Além disso, o hormônio folículo-estimulante (FSH, sigla em inglês) é produzido pela hipófise, uma glândula localizada na base do cérebro.
Os hormônios femininos são fundamentais para a puberdade e desenvolvimento das características sexuais femininas, como o crescimento das mamas, pelos pubianos, contornos do corpo e fertilidade. E para que estes hormônios tenham seu funcionamento adequado é necessário que o hipotálamo esteja produzindo o hormônio GnRH de forma constante. Isso estimulará a produção do FSH (hormônio folículo estimulante) e de LH (hormônio luteinizante) pela hipófise.
O FSH e o LH, por sua vez, estimulam os ovários, respectivamente, na maturação dos óvulos e na ovulação. O estradiol e a progesterona têm ação sobre o útero, preparando-o para implantação do óvulo fecundado. Na ausência de fecundação, os níveis de estradiol e de progesterona no sangue caem e ocorre a descamação da mucosa interna do útero (a menstruação).
Para a normalidade do funcionamento hormonal do corpo feminino é necessário que as funções das glândulas adrenais e da tireóide estejam adequadas.
Explicação:
Bons estudos =)