quais geometrias levaram o estudo da geometria espacial ao ápice na antiguidade?
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
O sábio grego Eudemo de Rodas atribuiu aos egípcios a descoberta da geometria, uma vez que, segundo ele, precisavam medir constantemente suas terras porque as inundações do Nilo apagavam suas fronteiras continuamenteO sábio grego Eudemo de Rodas atribuiu aos egípcios a descoberta da geometria, uma vez que, segundo ele, precisavam medir constantemente suas terras porque as inundações do Nilo apagavam suas fronteiras continuamente
Alguns filósofos gregos, em particular Pitágoras e Platão, associavam o estudo da Geometria espacial ao estudo da metafísica e da religião, devido as formas abstratas que os sólidos apresentam.
A Geometria chega ao ápice na antiguidade com os denominados Geômetras Alexandrinos। Arquimedes com seus estudos sobre as esferas e o cilindro e Euclides com seu livro denominado de ELEMENTOS, onde sistematizava todos os conhecimentos acumulados até então pelo seu povo, fornecendo desta forma ordenação através de uma linguagem científica
Discípulo de Thales de Mileto, Pitágoras foi responsável pelo estudo da Geometria (forma) com a Aritmética (número)
Na Geometria Espacial trabalhou um especial com o tetraedro, o cubo, o dodecaedro e a esfera. A “harmonia das esferas” era para os pitagóricos a origem de tudo.
Para Platão, a explicação de tudo, como tudo existia estava nos cinco sólidos perfeitos: o cubo(terra), o tetraedro(fogo), o octaedro(ar), o icosaedro(água) e o dodecaedro(elemento que permearia todo o Universo).
Os interesses pelos Poliedros e o estudo da Geometria Espacial, que era o assunto privilegiado entre matemáticos e filósofos gregos, parece ter ficado adormecido por mais de mil anos (Idade das Trevas), até despertar novamente o interesse dos pensadores durante os séculos que se seguiram o “Renascimento Italiano”
Diversos matemáticas como Leonardo Fibonacci (1170-1240) retomam os estudos sobre Geometria Espacial e em 1220 escreve a “Practica Geometriae”, uma coleção sobre Trigonometria e Geometria (abordagem nas teorias de Euclides e um análogo tridimensional do teorema de Pitágoras).
Em 1615 Joannes Kepler (1571-1630) rotula o “Steometria”(stereo-volume/metria-medida) o cálculo de volume.
No ano de 1637 surge a Geometria Analítica desenvolvida pelo filósofo e matemático francês René Descartes (1596-1650), misturando Álgebra e Geometria ensina a transformar pontos, retas e circunferências em números, demonstrando como fazer contas com as figuras geométricas.
Em 1669 o físico Inglês Isaac Newton (1642-1727) desenvolve o cálculo diferencial e integral. Desta forma torna-se possível calcular a área e o volume de qualquer figura geométrica,independente de sua forma.
Após toda esta evolução geométrica, da geometria euclidiana, a geometria não euclidiana.
A geometria do espaço se expande e reforça as proposições da geometria plana e é a base fundamental da trigonometria esférica, a geometria analítica do espaço, a geometria descritiva e outros ramos da matemática
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás