Artes, perguntado por dunyatati, 10 meses atrás

Quais funções ou modos caracterizam a relação da imagem com a realidade?

Soluções para a tarefa

Respondido por heloisaarmy
0

Resposta:

Bom as pessoas vêem muitas imagens ou quadros em museus essas coisas e tentam fazer "parecido"

Respondido por janainaszel
1

Resposta:

A imagem apresenta um grupo de vários braços na vertical com os punhos cerrados. Ilustrada nas cores preta e branca, ela simboliza um conjunto de pessoas que estão em posição de combate, luta, manifestação por alguns direitos. Desse modo, nota-se já inicialmente que a peça visual contempla a função simbólica: a mão fechada representa alguma forma de protesto, o que significa a necessidade de manifestar e trazer à discussão determinados valores ideológicos, como os direitos humanos, por exemplo. Além dessa função, observa-se a epistêmica, pois a imagem tem um apelo visual muito forte, que nos leva a indagar o seguinte:

Qual(is) o(s) motivo(s) que levouI(aram) determinado grupo de pessoas a ir à luta?

Por quais valores e mudanças eles protestam?

Como já se sabe, essa função se dá uma vez que as imagens veiculam e representam informações sobre os objetos, as pessoas, o mundo, as culturas, as relações sócio-históricas etc. E, ao fazerem isso, as imagens compreendem pontos de vista específicos sobre os acontecimentos sociais. A imagem desse exemplo é, portanto, epistêmica e fundamentalmente política.

Por último, é possível se deparar com a função de caráter estético, isto é, a de oferecer sensações específicas ao público. Embora o sentimento estético que ela proporcione possa variar de espectador para espectador – alguns podem sentir raiva à oposição que ela representa, pois nela o grupo de mãos manifesta de alguma forma insatisfação com a ordem vigente, outros podem sentir respeito e se identificar com a causa levantada –, não é possível de olhar para essa peça sem contemplá-la. Até o sentimento de indiferença diante do que ela constrói é um ato responsivo (uma resposta) a essa comunicação visual, à mensagem construída. Portanto, uma mesma imagem pode se relacionar com o mundo e com o sujeito de modos distintos, e cada relação pode ser compreendida de forma diferente pelo espectador, uma vez que a leitura e a interpretação da imagem é um processo contextual, experiencial e único vivido por cada um.

Explicação:

A imagem apresenta um grupo de vários braços na vertical com os punhos cerrados. Ilustrada nas cores preta e branca, ela simboliza um conjunto de pessoas que estão em posição de combate, luta, manifestação por alguns direitos. Desse modo, nota-se já inicialmente que a peça visual contempla a função simbólica: a mão fechada representa alguma forma de protesto, o que significa a necessidade de manifestar e trazer à discussão determinados valores ideológicos, como os direitos humanos, por exemplo. Além dessa função, observa-se a epistêmica, pois a imagem tem um apelo visual muito forte, que nos leva a indagar o seguinte:

Qual(is) o(s) motivo(s) que levouI(aram) determinado grupo de pessoas a ir à luta?

Por quais valores e mudanças eles protestam?

Como já se sabe, essa função se dá uma vez que as imagens veiculam e representam informações sobre os objetos, as pessoas, o mundo, as culturas, as relações sócio-históricas etc. E, ao fazerem isso, as imagens compreendem pontos de vista específicos sobre os acontecimentos sociais. A imagem desse exemplo é, portanto, epistêmica e fundamentalmente política.

Por último, é possível se deparar com a função de caráter estético, isto é, a de oferecer sensações específicas ao público. Embora o sentimento estético que ela proporcione possa variar de espectador para espectador – alguns podem sentir raiva à oposição que ela representa, pois nela o grupo de mãos manifesta de alguma forma insatisfação com a ordem vigente, outros podem sentir respeito e se identificar com a causa levantada –, não é possível de olhar para essa peça sem contemplá-la. Até o sentimento de indiferença diante do que ela constrói é um ato responsivo (uma resposta) a essa comunicação visual, à mensagem construída. Portanto, uma mesma imagem pode se relacionar com o mundo e com o sujeito de modos distintos, e cada relação pode ser compreendida de forma diferente pelo espectador, uma vez que a leitura e a interpretação da imagem é um processo contextual, experiencial e único vivido por cada um.

Perguntas interessantes