Quais formas de resistência dos escravos ao trabalho nos cafezais ?
Soluções para a tarefa
Olá.
Os escravos são uma categoria que sempre foram menosprezadas, com isso, os mesmos eram obrigados a servir a pessoas "da elite" pelo simples fato de serem negros.
Nesse sentido, movidos por revoltas os escravos começaram uma resistência, onde se tinha desobediência, fugas constantes etc.
Dessa forma, tal resistência é muito importante para a história, uma vez que vemos seus reflexos até os dias atuais em nossa sociedade.
Bons estudos!
Os africanos sofriam desde os navios negreiros com condições precárias de dignidade, em que muitos morriam. Quando chegavam nos portos eram tratados como coisas. Já nos cafezais a maioria era posta em senzalas, já que havia escravos que trabalhavam dentro das casas dos senhores.
Para piorar aqui sofriam castigos que iam desde o tronco à mutilação, castração, ou amputação. Como resistência alguns recorriam às sabotagens que prejudicavam a produção na fazenda, assassinato de feitores, suicídio derivado da depressão (banzo), motins- como exemplo a Revolta dos Malês em 1835 na Bahia- capoeira, e a mais notàvel que foi a fuga para os quilombos onde praticavam uma agricultura autônoma.