quais formas de relevo formam a região sul?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O relevo dessa região é bem diversificado e possui planícies, depressões e planaltos. O local mais alto se encontra no Paraná, o Pico Paraná, com cerca de 1922 metros de altitude. É dividido entre planalto Atlântico e Meridional, que possuem formações diferentes.
Planalto Meridional
Conhecido também como planalto norte-rio-grandense, abrange grande parte da região com o solo recoberto por arenito e basalto. Pode ser subdividido de acordo com a natureza de suas rochas em:
Planalto Arenítico-Basáltico - é um tipo de planalto formado por rochas sedimentares e vulcânicas do período mesozoico. Formam cuestas (tipo de relevo) chamadas de serras. Ex.: Serra Geral (SC) e coxilha (RS), que são colinas pequenas ou grandes com elevações, cobertas por pastagem;
Depressão Periférica - essa depressão é formado por rochas sedimentares antigas, sendo um planalto ondulado ou aplainado, por causa da erosão. Aparece no norte do Paraná, chamado de Planalto dos Campos Gerais e Depressão Central do estado do Rio Grande do Sul.
Planalto Cristalino ou Atlântico
Esse tipo de planalto pode ser encontrado especialmente nos estados de Santa Catarina e Paraná. Ele é formado por rochas cristalinas antigas. Em sua porção leste chega a alcançar grande altitudes, uma continuação da Serra do Mar. Em Santa Catarina, é uma planalto já desgastado, com baixas altitudes, sendo um exemplo, a Serra do Itajaí. Na parte sudeste desse estado, o planalto vai migrando para o Meridional e reaparece no sudeste do Rio Grande do Sul, com o nome de Planalto Gaúcho.