quais formações vegetais são comuns no Brasil e na Ásia?
Soluções para a tarefa
ormações vegetais: árvores retorcidas, arbustos e herbáceas (exemplos: barba de bode e capim-gordura). As árvores e arbustos se caracterizam pela presença de casca grossa e raízes profundas, para obtenção de água no período de poucas chuvas.
aior continente da Terra, possuindo territórios que são atravessados pela Linha do Equador, como Indonésia, até outros trespassados pelo Círculo Polar Ártico, como norte da Rússia. Essa configuração geográfica faz com que o continente possua uma grande diversidade de climas e vegetações.
No extremo norte russo, podemos observar a tundra, vegetação característica de climas polares, que tem líquens e musgos como a principal forma de vida. O congelamento da água do solo pelas baixas temperaturas impede que espécies mais complexas consigam se desenvolver na região. Indo em direção ao sul, gramíneas e pequenos arbustos podem ser observados, devido ao aumento da temperatura e o degelo da água do solo.
A porção central da Rússia e o norte da China são regiões dominadas pela floresta boreal de coníferas, ou taiga, que é caracterizada por coníferas (árvores com as copas em forma de cones) de grande porte com folhas em forma de agulha (aciculifoliadas). O formato das folhas é uma adaptação às constantes nevascas, para que a neve não acumule, e ao clima seco, já que as folhas regulam a transpiração da planta em tempos de seca. As copas das árvores formam um dossel que impede a iluminação solar de chegar ao solo, diminuindo o aparecimento de outros extratos vegetais. Nas áreas montanhosas, encontramos vegetações parecidas com a taiga, com grande presença de coníferas, e com a tundra. Isso ocorre porque as montanhas asiáticas alcançam grandes alturas e, portanto, baixas temperaturas.