Geografia, perguntado por Usuário anônimo, 10 meses atrás

quais forao os principais acordos para a formaçao da uniao europeia?

Soluções para a tarefa

Respondido por acsaMartins
2

O Tratado de Bruxelas foi assinado entre Bélgica, Holanda, Luxemburgo, França e Reino Unido. Ele abriu o caminho para a criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e a segurança mundial. Foi o principal precursor das iniciativas para organizar os Estados da Europa ocidental no pós-Segunda Guerra Mundial.

O Tratado de Paris cria a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (Ceca), com seus signatários Alemanha Ocidental, Bélgica, França, Holanda, Itália e Luxemburgo. Ele assentaria bases para que os países europeus começassem a se reunir em torno de pactos em comum

Momento-chave da integração europeia: o Tratado de Roma cria a Comunidade Econômica Europeia (CEE), com os mesmos signatários de Paris. Dele nascem o Conselho, a Comissão e o Parlamento Europeus, instituições que coordenam até hoje os braços Executivo e Legislativo do bloco. O Mercado Comum também vem do pacto.

Cinco dos então Estados-membros das comunidades europeias assinam o tratado em Luxemburgo, prevendo a abertura de caminho para a livre circulação nas fronteiras internas dos países signatários e facilitando o trânsito de veículos comerciais. O pacto entra definitivamente em vigor em 1995.

A cidade luxemburguesa de Maastricht foi sede, em 1992, do acordo que integrou as comunidades europeias em uma, usando estes princípios para aceitar novos membros no bloco que chamaria de Comunidade Europeia. Também ali foi aprovado o sonho da criação de uma moeda única, o euro, que entrou em circulação em 2002.

Os parâmetros da UE atual ganhariam mais poder após o tratado assinado em Amsterdã dar ao Parlamento Europeu poderes cruciais antes pertencentes ao Legislativo dos Estados-membros: entre eles, sobre imigração, criminalidade, política externa e segurança.

Os pilares separados da UE são abolidos com o tratado em Portugal, que unifica as instituições europeias para criar o bloco com seu formato atual e regulamentar os procedimentos para quando um país quiser deixar a entidade. Foi assinado após o fracasso na adoção de uma Constituição da UE.

Perguntas interessantes