História, perguntado por rosangelaealme32, 5 meses atrás

Quais foram os três tipos de expedição que ocorreu no período da interiorização do Brasil?​

Soluções para a tarefa

Respondido por yinyim21
2

Resposta:

Resumo sobre entradas e bandeiras

As entradas e bandeiras foram expedições que colaboraram na ocupação e exploração do interior do Brasil.

As expedições bandeirantes foram responsáveis pela descoberta de metais preciosos na região de Minas.

Três tipos de bandeiras: de prospecção, de aprisionamento e de contrato.

As expedições denominadas entradas e bandeiras tiveram como objetivo a captura de índios para o trabalho escravo e a procura por metais preciosos, como ouro, prata e diamante. Logo após a crise do açúcar, iniciada em meados do século XVI, tanto a Coroa portuguesa como particulares organizaram expedições para explorar outros tipos de riqueza no interior da colônia.

A descoberta de metais preciosos nas regiões de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso iniciou o povoamento delas e as disputas pelas minas, provocando conflitos armados e a imediata intervenção portuguesa para organizar o fluxo de pessoas no local, mas também obter lucros com a mineração.

O que foram as entradas e bandeiras?

Entradas e bandeiras foram expedições realizadas no século XVIII, em direção ao interior do Brasil, com o objetivo de encontrar metais preciosos e aprisionar índios para serem mão de obra escrava. As diferenças entre as duas expedições são:

as entradas foram financiadas pela Coroa portuguesa e tiveram como ponto de partida o litoral;

as bandeiras foram expedições particulares saídas de São Paulo.

A importância das entradas e bandeiras para o Brasil

Até o século XVII, a maioria dos colonos que moravam no Brasil esteve concentrada no litoral por causa do comércio açucareiro. Com a crise dessa atividade comercial, foi preciso encontrar outras fontes de riqueza. As entradas e bandeiras foram expedições que iniciaram a ocupação do interior do Brasil. Quando as primeiras minas de ouro foram descobertas, a notícia espalhou-se rapidamente. Milhares de forasteiros vindos de outras regiões do Brasil e de Portugal chegaram a Minas Gerais para enriquecerem-se rapidamente com os metais preciosos.

O êxito na mineração provocou mudanças na administração da colônia. A capital foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro, que estava próximo da região de Minas, o que facilitava a fiscalização por parte da Coroa bem como o escoamento da produção aurífera para o porto da nova capital em direção a Portugal. O sertão brasileiro começou a ser povoado e, próximo das minas, surgiram as primeiras cidades, como Mariana, Ouro Preto, Pirenópolis, Cidade de Goiás.

O somatório entre o grande número de pessoas explorando os metais preciosos e a forte fiscalização do rei para que o imposto fosse pago em dia despertaram os primeiros movimentos contra a presença portuguesa no Brasil.

As notícias vindas da Europa a respeito do movimento iluminista, que pregou o liberalismo político e econômico, a independência dos Estados Unidos, em 1776, e a Revolução Francesa, em 1789, foram motivos de discussões sobre a urgência em romper-se os laços com Portugal e os próprios brasileiros explorarem o seu território. O deslocamento do eixo econômico do Nordeste para a região Centro–Sul do Brasil trouxe mudanças que refletiriam na independência, em 1822.

Explicação:

bons estudos


rosangelaealme32: Obg.. de vdd
yinyim21: dnd amiga :3
rosangelaealme32: ฅ^•ﻌ•^ฅ
Perguntas interessantes