Quais foram os tipos de tecnologias novas que surgiram na época da primeira e
segunda guerras mundiais?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Segundo Kenski (2007), as tecnologias são tão antigas quanto à raça humana, na verdade foram à criatividade humana que deu origem as tecnologias. Desde o inicio dos tempos, o domínio de determinados tipos de tecnologia ou até mesmo de certas informações acabaram por distinguir os seres humanos. Onde a tecnologia é o poder, na Idade da Pedra, por exemplo, a água o fogo e até mesmo um pedaço de pau ou osso de algum animal eram utilizados para matar, dominar ou afugentar animais ou mesmo outros homens que não tinham os mesmo conhecimentos e habilidades.
A partir daí novas tecnologias foram sendo criadas, não mais para a defesa, mas para o ataque e dominação, onde a posse de equipamentos mais potentes abriu uma porta para a organização de exércitos que subjugavam outros povos por meio das guerras de conquista. Logo em um momento revolucionário os homens primitivos deixaram de lado seus machados de madeira e pedra e passaram a usar lanças e setas de metal para guerrear, os homens começaram a fazer uso de animais adestrados, como os cavalos, para guerrear. Todavia barcos e canoas foram substituídos por caravelas e navios, assim sucessivamente, com o uso das inovações tecnológicas o ser humano buscava ampliar seus domínios e acumular casa vez mais riquezas (KENSKI, 2007).
Ainda segundo Kenski (2007), essa relação não mudou nada até hoje, onde as grandes potências se preocupam em manter e ampliar seus poderes econômicos e políticos, gastando grande parte de seus orçamentos na pesquisa de inovações que garantam a manutenção de suas supremacias.
Em muitos casos, é na pesquisa e produção de novos armamentos e equipamentos militares que os órgãos de defesa dos países desenvolvidos descobrem (algumas vezes acidentalmente, mas nem sempre) usos domésticos para os mesmos produtos, Dos centros de pesquisa, essas invenções migram para o uso ampliado em nossas casas e alteram nossas vidas (KENSKI, 2007, p. 16).
As concepções de guerra e as relações de poder que envolvem o conhecimento e as inovações tecnológicas ampliaram-se tremendamente nos últimos anos (KENSKI, 2007). Segundo Fernandes (2013) o desenvolvimento da indústria química, do século XIX, o uso do armamento químico não convencional começou ser testado paulatinamente. A primeira vez que esses gases foram usados, foi na Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Os gases mais usados na guerra foram o gás de cloro, o gás de mostarda, e o gás de fosgênio. Os gases eram lançados contra as trincheiras inimigas, onde ficara os soldados inimigos, ao longo da guerra foram empregadas várias formas de lançá-los, a principal era a produção de nuvens gasosas a favor do vento que iam em direção às trincheiras inimigas.
Explicação: