Quais foram os reinos que surgiram às margens do Rio Níger entre os séculos IV e XV?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Níger é o terceiro rio mais longo da África (depois do Nilo e do Congo, que também é conhecido como Zaire) e o principal da África Ocidental, com cerca de 4 180 quilômetros de comprimento e uma bacia hidrográfica de aproximadamente 2 200 000 quilómetros quadrados. Atravessa seis países: Guiné, Mali, Níger, Benim e Nigéria.
Nasce nas montanhas, na fronteira entre a Guiné e a Serra Leoa, dirige-se para norte e depois para nordeste, passando por Bamaco, capital do Mali, e depois por Tombuctu, também no Mali. No meio do deserto do Saara, faz uma apertada curva para sueste, passando por Niamei, capital do Níger. Serve de fronteira entre este país e o Benim e conflui no Golfo da Guiné, num enorme delta no sul da Nigéria. O seu principal afluente é o rio Benué.
Esta estranha forma em arco parece ser devida a este rio ter sido originado pela junção de dois rios: o que segue para nordeste desaguaria num lago interior, antes de o Saara se ter tornado um deserto (há cerca de 6 000 anos) e o que segue para sudeste teria origem nas montanhas próximas da atual curva. Por esta razão, o Níger tem uma grande importância histórica, uma vez que propiciava o abastecimento das caravanas que atravessavam o continente, e deu origem a cidades importantes, como as atuais capitais e ainda Tombuctu, património da humanidade, que já foi um grande centro urbano.
Índice
1 Etimologia
2 Geografia
3 Exploração europeia
3.1 Expedições
3.2 História da exploração
4 Gestão e desenvolvimento
4.1 Plano de Investimento
4.2 Financiamento
4.3 Transporte fluvial e dragagem
5 Hidrometria
6 Ver também
7 Referências
8 Bibliografia
9 Ligações externas
Explicação: