quais foram os problemas economico-sociais da regiao de Canudos
Soluções para a tarefa
No final do século XIX, a região nordeste sofria com a pobreza, com uma economia baseada na agricultura de subsistência e na pecuária, carente de infraestrutura.
A Guerra de Canudos
A Guerra de Canudos (1895–1898) foi um conflito entre a Primeira República Brasileira e os moradores de Canudos.
Foi travada após a abolição da escravatura no Brasil (1888) e a derrubada da monarquia (1889), que resultou em um renascimento religioso milenar liderado por Antônio Conselheiro. Embora a república fosse fortemente apoiada por grande parte da população urbana, o velho imperador ainda era amado pelo povo. Para os sertanejos, "a única mudança" que veio com o estabelecimento da república foi "um aumento de impostos".
Antônio Vicente Mendes Maciel, também conhecido como Antônio Conselheiro viajava de aldeia em aldeia com seus seguidores, auxiliando as comunidades locais e angariando apoio de pequenos agricultores.
Depois de perambular por vários estados acabou se estabelecendo em 1893 no sertão baiano, na comunidade agrícola de Canudos.
Os habitantes de Canudos eram tão numerosos que foram necessárias quatro campanhas militares para derrotá-los. O conflito chegou a um fim brutal em outubro de 1897. Esse conflito marcou a guerra civil mais mortal da história brasileira.
Para saber mais sobre a Guerra de Canudos, veja:
- brainly.com.br/tarefa/26364437
- brainly.com.br/tarefa/4566178
#SPJ2