Quais foram os principais problemas enfrentados pelo Brasil logo após a proclamação da independência ?
Soluções para a tarefa
Resposta:Na Primeira República, surgiram as primeiras experiências de intervenção direta na economia e de regulação geral de atividades, como as introduzidas no sistema financeiro.
Com a Proclamação da República em 1889, o novo governo passa a dar apoio e incentivo à diversificação das atividades produtivas. Para isso, revogam-se as leis bancárias do período imperial.
O Brasil adquire autonomia política, sem necessariamente corresponder à autonomia econômica. De imediato, nossa história republicana inicia-se sob ditadura militar.
A partir da Proclamação da República, em 1889, a sociedade brasileira foi envolvida num torvelinho de instabilidade política , fruto da crise institucional e econômica que se instalara e que aumentou os acentuados desníveis sociais existentes. No período, são robustecidas as oligarquias regionais, com influência tanto no governo federal como na esfera estadual. Nos municípios, consolida - se o poder dos “coronéis”. Foi a fase do privilegiamento da aristocracia rural, que detendo o poder político, utilizava - o em seu proveito econômico e com o empobrecimento dos segmentos mais humildes da sociedade.
A partir das últimas décadas do século XIX, identifica-se a Proclamação da República, o fim do trabalho escravo, as novas práticas de sociabilidade com o início do processo de industrialização, urbanização e modernização do país constituem terreno fértil para a proliferação do modelo de família nuclear burguesa, originário da Europa.
Explicação:
espero ter ajudado!!!
Resposta:
o fato de todas as decisões serem tomadas de acordo com os interesses da elite proprietária de terras, a manutenção de um longo sistema de escravidão sem uma política de transição de sistema para o de trabalho assalariado o que provocou a exclusão social dos antigos escravos, e a permanência do latifúndio monocultor, voltado para atender as demandas do mercado externo.