Quais foram os principais motivos que levaram a América espanhola a independência, logo após disso, quais foram as consequências das independências da América espanhola? Em seu pronunciamento, James deixou claro que o continente não deveria aceitar nenhum tipo de intromissão europeia sobre quaisquer aspectos, isto é, “América para os americanos”. Explique qual seria essa Doutrina Monroe sobre o continente americano?
Soluções para a tarefa
Resposta:
causas: difícil situação criada na Espanha pela invasão francesa por Napoleão Bonaparte, que resultou na ruptura do contato direto com a América, e o vazio de poder criado pela detenção dos reis espanhóis na França.
O descontentamento dos criollos (descendentes de espanhóis nascidos na América), que não podiam exercer cargos políticos e eram contra a manutenção do monopólio comercial. Os povos indígenas viviam uma forte tensão social, sendo muito explorados pelos não-indígenas. A independência foi, sobretudo, uma espécie de rebelião das colônias contra a metrópole.
A influência das ideias iluministas e os exemplos bem-sucedidos da independência norte-americana e da Revolução Francesa, assim como a ajuda da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos, países interessados em afastar a Espanha do comércio americano
Consequências:Com a independência, a América Espanhola fragmentou-se em diversos países, caracterizados politicamente pela criação de repúblicas presidencialistas.
Explicação: