Quais foram os principais grupos sociais da Roma antiga ?
Soluções para a tarefa
Os patrícios eram os mais ricos, os plebeus eram homens e mulheres livres que trabalhavam no comercio e com artesanato, os clientes eram livres e amigos dos patrícios, e os escravos eram aqueles que não conseguiam pagar suas dívidas. O dono de escravos tinha o direito de vender, alugar e castigar seus escravos.Se nós fossemos comparar Roma com a atualidade poderíamos dizer: que não existe mais escravidão no Brasil, mas em alguns países sim; que os plebeus podem ser comparados com os trabalhadores; já os clientes e patrícios são pessoas que vieram de famílias que eram ricas ou ficaram ricas.
Existem três grupos principais da república romana. Eles são patrícios (cidadãos), plebeus e escravos.
Os patrícios eram os mais altos e ricos das classes sociais. A maioria dos patrícios era aristocratas. Essas pessoas compunham o senado dentro do ramo legislativo de seu governo.
O homem mais velho da família, administra a família dentro da classe do patrício.
As mulheres também têm alguma liberdade, elas eram capazes de possuir sua própria terra.
A outra classe social rica são os plebeus. Os plebeus são compostos da classe média ou da classe trabalhadora e compõem a maioria da população.
Essas pessoas não participavam do governo. Mas, com o tempo, essa classe social se rebelou e, eventualmente, participou do governo.
A classe mais baixa são os escravos. Essas pessoas não tinham direitos ou liberdade dentro de Roma.
A maioria dos escravos foi capturada em batalha e enviada para Roma para ser vendida.
A maioria das pessoas ricas comprava os escravos. Quando um escravo é comprado, ele é escravo dessa pessoa por toda a vida.
Os escravos ainda podiam se casar e ter filhos, mas seus filhos também se tornavam escravos.
Os escravos representavam 25% da população da cidade.
saiba mais:
https://brainly.com.br/tarefa/7374259
https://brainly.com.br/tarefa/1981940