Pedagogia, perguntado por alice090626, 1 ano atrás

quais foram os principais fatores que contribuíram para o desenvolvimento de escolas nas sociedades hebraicas, egípcias, chinesas, japonesas e hindus

Soluções para a tarefa

Respondido por jackeeclipse
14

Nas civilizações orientais não havia propostas propriamente pedagógicas. As preocupações com educação apareceram nos livros sagrados, que ofereceram regras ideais de conduta e o enquadramento das pessoas nos rígidos sistemas religiosos e morais.

os egípcios conheciam as relações entre a hipotenusa e os catetos de um triângulo retângulo, mas foi o grego Pitágoras que procedeu à demonstração desse teorema, no século VI a.C.

os egípcios conheciam as relações entre a hipotenusa e os catetos de um triângulo retângulo, mas foi o grego Pitágoras que procedeu à demonstração desse teorema, no século VI a.C.

Hinduísmo:

+ Fundamenta-se nos livros sagrados dos Vedas à Rig-Veda (o livro mais antigo – talvez do terceiro milênio a.C.); Upanishads (textos mais recentes – entre 1500 e 500 a.C.);

+ Compreende que os seres e os acontecimentos são manifestações de uma só realidade chamada Brahman, alma ou essência de todas as coisas.

Enquanto nas civilizações orientais as divisões de classe são marcantes, na Índia a população é dividida em castas fechadas: os brâmanes (sacerdotes), os xátrias (guerreiros nobres), os vaicias (agricultores e comerciantes) e os sudras (servos dedicados aos serviços mais humildes).

Na China os letrados não são os sacerdotes, mas os mandarins (altos funcionários de estrita confiança do imperador e responsáveis pela máquina administrativa do Estado) à O sistema de seleção para esse ensino superior é extremamente rigoroso, baseado em exames oficiais que distribuem os candidatos nas diversas atividades administrativas.

Respondido por BrenoSousaOliveira
2

O principal fator que contribuiu para o desenvolvimento de escolas nas sociedades antigas, foi que eles queriam conhecer mais de sua própria cultura.

Escola e religião

Todas as culturas sempre tiveram sua própria religião e o sagrado sempre foi tratado com seriedade por elas. Sabendo disso, culturas como as dos Hebreus, Egípcios, Chineses, etc...Sempre tiveram a necessidade de passar adiante seus conhecimentos religiosos e culturais. Uma vez que é impossível dissociar a cultura da religião.

Daí então surge as primeiras escolas com a finalidade de fazer com que desde cedo as primeiras crianças já fossem preparadas, para serem cidadãos conhecedores de sua própria religião. Assim no futuro o culto religioso não seria mais esquecido.

Para saber mais sobre escola e religião, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/23077169?referrer=searchResults

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes