Quais foram os principais elementos que levaram ao fim do regime monárquico no Brasil e ao início do periodo republicano?
Soluções para a tarefa
Espero ter ajudado, demorou muito para escrever essa resposta ;)
Resposta:
O militar, o teológico e com os latifundiários
Antes de começar gostaria de relembrar a ideologia da época: o Positivismo, que era uma crença na evolução natural das coisas, que via a República como uma forma de governo mais "evoluída", superior à Monarquia. O Brasil estava de certa forma "nadando contra a maré" já que todos os países que se emancipavam se tornavam Repúblicas, e até outros que antes eram Monarquias, e ele era uma das últimas Monarquias sobreviventes.
O teológico é que o papa mandou que todos os maçons fossem expulsos de cargos altos da Igreja Católica, e nosso Imperador Dom Pedro II era maçom, católico e bispo. Ele se opôs a essa decisão e proibiu o cumprimento da ordem do papa no Brasil. Isso gerou um conflito com os católicos. O Brasil foi excomungado pelo Papa e as relações diplomáticas entre o Brasil e ele foram rompidas.
Além disso, a abolição da escravatura gerou uma enorme insatisfação da elite cafeeira, que usava a mão-de-obra escrava para suas produções.
Por último: o estopim. Após a Guerra do Paraguai, os militares brasileiros estavam com orgulho, achavam que voltariam ao Brasil e seriam tratados como heróis, afinal, haviam lutado em uma Guerra pela pátria, e há muito tempo não havia uma guerra. No entanto, ao voltarem, não foram tratados como tal. Voltaram à sua rotina normal, que agora eles achavam um insulto. Capturavam negros que fugiam das fazendas, como capitães-do-mato, não tiveram aumento do salário, não receberam soldo, tudo isso os deixou muito insatisfeitos. Além disso, militares eram proibidos de fazer manifestações políticas, justo pelo conhecimento de tal insatisfação por parte de Dom Pedro II.
Por fim, decidiram fazer a Revolução e transformar o Brasil em República, mas tinham um problema: para ter o apoio de todos os militares, precisavam do Marechal Deodoro da Fonseca, a quem eles idolatravam, e que eles seguiriam. Agora, voltemos à parte de militares não poderem fazer manifestações políticas: no nordeste, dois militares desobedeceram essa ordem, e escreveram uma manifestação criticando D. Pedro para um jornal. Deodoro da Fonseca, marechal, foi designado para puni-los, aprisionando-os e provavelmente torturando-os. Deodoro, no entanto, embora amigo de D. Pedro, se recusou a prender seus amigos (os militares eram extremamente leais e respeitosos entre si mesmos) e acabou perdendo seu cargo de Marechal.
Quem obteve seu cargo foi o militar que havia dormido com sua esposa, que o traiu. As pessoas começaram a fazer piada com Deodoro: "Ele roubou sua mulher e agora vai roubar sua patente.", e então, um dia, Deodoro decidiu ajudar, insatisfeito. Nesse dia, passava mal, e foi chamado da cama por um líder dos positivistas. Por fim, a revolução foi feita e o governo foi tomado.