quais foram os primeiros times populares de subúrbio formado no Ceará?
Soluções para a tarefa
Ceará Sporting Club é um clube poliesportivo brasileiro. Sua sede situa-se na capital do estado do Ceará, na Região Nordeste do Brasil. O clube foi fundado na noite do dia 2 de junho de 1914, pelas ruas do histórico bairro do Centro da capital.
Seu mascote é o "Vovô" e seu estádio oficial é o Carlos de Alencar Pinto, apelidado pela torcida como pai do Fortaleza. O alvinegro, porém, manda os seus jogos na Arena Castelão, do Governo do Estado do Ceará, no qual tem contrato de exclusividade. Ou no Estádio Presidente Vargas, da Prefeitura de Fortaleza, nos casos em que a Arena Castelão esteja indisponível.
Também é de posse do clube o mais moderno Centro de Treinamentos do Nordeste, a Cidade Vozão, que ocupa uma área de oito hectares. Abriga um estádio com campo de medidas oficiais FIFA, 72m x 105m, e capacidade para 4.000 pessoas; três campos oficiais de treinamento, com 65m x 90m; bem como uma quadra society com medida oficial de 55m x 35m. O CT possui um prédio com 1.600 m² de construção.
Sua melhor colocação no Campeonato Brasileiro Série A foi na edição de 1964, quando foi 3º colocado. Fez a melhor campanha de um clube cearense na Copa do Brasil (vice-campeão na edição de 1994, em um jogo que ficou marcado pela polêmica de um pênalti não marcado a favor do Alvinegro). Tem como principais títulos os campeonatos do Torneio Norte-Nordeste de 1969, e a conquista do título inédito da Copa do Nordeste de 2015, sendo campeão invicto, e ainda é detentor de 44 títulos estaduais, sendo o maior campeão do estado.
O clube é dono da maior torcida do estado e da capital do Ceará, sendo a quinta maior do Nordeste[5][6], segundo a Pluri[7], o IBOPE[8], o Datafolha[9], a Ipsos Marplan[10] e segundo o Lance! Ibope [11]. Em 2010, foi o clube com a segunda melhor média de público da Série A do Campeonato Brasileiro daquela edição dentre todos os 20 clubes (23.467 pagantes por jogo). Também é dono do maior público já registrado na história da Arena Castelão, quando arrastou uma multidão e levou para esta partida a capacidade máxima do estádio: 63.903 presentes (capacidade exata da Arena, ou seja, praticamente impossível ultrapassar esta marca registrada), sendo 63.399 pagantes[12], pelo jogo da final da Copa do Nordeste de 2015, contra o Bahia, do qual se consagrou Campeão do Nordeste, conquistando pela primeira vez, de forma invicta. Sendo o único clube cearense campeão deste torneio, reconhecido oficialmente pela CBF, entidade máxima do futebol no País. Jogo este que ficou conhecido nacionalmente como O Jogo dos 100 Mil, quando foram colocados nos jogos de ida e volta mais de 100 mil pessoas nas seguintes praças esportivas. No jogo da ida, na Arena Fonte Nova, foram colocados 40.805 pagantes, sendo um total de 40.982 pessoas. No jogo da volta, na Arena Castelão, foram colocados 63.399 pagantes, sendo um total de 63.903 torcedores. Somando nos dois jogos, 104.204 pagantes, sendo um público total de 104.885 pessoas, fato este que ainda não havia acontecido nos estádios brasileiros nesta década, sendo que a última registrada no Brasil ocorreu em 2009[13].