quais foram os motivos que levaram os portugueses a enfrentarem os medos e se tornarem pioneiros nas navegações no século XV??
Soluções para a tarefa
Resposta:
As grandes navegações foram motivadas principalmente pela busca de novas rotas comerciais em direção ao continente asiático, fonte das principais especiarias em comercialização no mundo. Fazia-se necessário novos caminhos devido a conquista de Constantinopla por parte dos otomanos, que com o controle do acesso ao mar mediterrâneo, aumentaram as taxas dos produtos oriundos da Ásia. Além disso, o conflito dos portugueses com os espanhóis dificultava a importação de produtos via continente, uma vez que se fazia necessário a passagem através do território espanhol.
O Estado português, então, aliado ao auxílio da aristocracia, empreende o projeto Ultramarino. A secular interação com os árabes, que permaneceram na península ibérica por muito tempo, proporcionou a troca de conhecimento matemático, astronômico e naval. As cartas náuticas, por exemplo, herdada dos árabes, possibilitou a precisão da navegação portuguesa.
Explicação:
Os produtos saíam do continente asiático e atravessavam o Mar Mediterrâneo, chegando na Itália para só então ser distribuído para a Europa. Os preços, então, naturalmente já eram elevados. Com a conquista de Constantinopla, as taxas aumentaram ainda mais, fazendo se então necessário novas rotas.