Quais foram os motivos que levaram Jan Huss a ser queimado na fogueira e tornado-se um mártir? *
Sua resposta
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em 6 de julho de 1415, o reformador tcheco Johannes (Jan) Hus foi queimado na fogueira por criticar o poder terreno da Igreja em prol da justiça social. Diante do Concílio de Constança, recusou-se a renegar sua doutrina.
Explicação:
Espero ter ajudado de alguma forma!!Bons estudos!
Resposta:
Jan Huss foi queimado na fogueira por criticar o poder terreno da Igreja em prol da justiça social. Diante do Concílio de Constança, recusou-se a renegar sua doutrina.
Veja abaixo:
Ele pregava o ideal da pobreza e condenava o patrimônio terreno dos príncipes da Igreja. Ele defendia a autoridade da consciência e tentava aproximar a Igreja do povo, através das pregações. Suas pregações eram feitas na língua tcheca e não em latim, como determinava a Igreja oficial na época.
Jan Hus só reconhecia a autoridade da Bíblia nas questões da fé, repudiava os tribunais da Inquisição e os juízes terrenos. Aos olhos da Igreja de então, um verdadeiro herege, que suscitava a cólera e o ódio das autoridades eclesiásticas.
Jan Hus ou Jan Huss (Husinec, 1369, 1372 ou 1373 — Constança, 6 de julho de 1415) foi um pensador e reformador religioso tcheco. Ele iniciou um movimento religioso baseado nas ideias de John Wycliffe. O seus seguidores ficam conhecidos como os Hussitas. Ele foi executado em 1415 - foi queimado vivo e morreu cantando um cântico [cântico de Davi" Jesus filho de Davi tem misericórdia de mim]. Um precursor do movimento protestante, a sua extensa obra escrita concedeu-lhe um importante papel na história literária checa. Também é responsável pela introdução do uso de acentos na língua checa por modo a fazer corresponder cada som a um símbolo único. Hoje em dia a sua estátua pode ser encontrada na praça central de Praga, a Praça da Cidade Velha, em checo Staroměstské náměstí.
Espero ter ajudado e bons estudos.
Marca como melhor.