História, perguntado por alicesilva34351, 10 meses atrás

Quais foram os motivos que levaram a Guerra do Paraguai e quais foram as consequências mais importantes desses conflito para o império Brasileiro

Soluções para a tarefa

Respondido por k899
5
Há duas versões para o início da Guerra do Paraguai. Segundo alguns historiadores, a travessia pela Bacia do Prata, de vez em quando, era motivo de inconvenientes diplomáticos entre os países envolvidos. Assim, Solano Lopéz, visando melhorar a economia de seu país, pretendia organizar um projeto expansionista que lhe daria uma saída para o oceano. Assim sendo, o governo do Paraguai iniciou a produção de armamentos e ampliação dos exércitos.

Outros historiadores atribuem o início da guerra aos interesses da Inglaterra. De acordo com essa corrente historiográfica, o governo britânico teria pressionado o Brasil e a Argentina a declararem guerra ao Paraguai, oferecendo vantagens econômicas e empréstimos caso impedissem a ascensão econômica do Paraguai, pretendendo impedir o aparecimento de um concorrente comercial autônomo que serviria de exemplo aos demais países latino-americanos, que eram totalmente dependentes do império inglês.

as consequências para o Brasil:

A guerra também gerou um custoso endividamento do Paraguai com o Brasil. Essa dívida foi perdoada por Getúlio Vargas. Mas os encargos da guerra e as necessidades de recursos financeiros levaram o país à dependência de capitais estrangeiros. 

A Guerra do Paraguai também afetou o Brasil. Economicamente, o conflito gerou muitos encargos e dívidas que só puderam ser sanados com empréstimos estrangeiros, o que fez aumentar nossa dependência em relação às grandes potências da época (principalmente a Inglaterra) e a dívida externa. 



Perguntas interessantes