Geografia, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

Quais foram os motivos e as consequências dos conflitos em Ruanda e Burundi? (resumidamente) Urgente pfvv

Soluções para a tarefa

Respondido por LuanaChaves122
24

Ruanda: Causas e consequências da crise de refugiados 
As migrações forçadas dentro e através das fronteiras nacionais são uma das consequências mais visíveis da perseguição política e dos conflitos armados. Mas tal como tem demonstrado a recente crise do Ruanda, os problemas de refugiados que muitas vezes ficam por resolver também poderão ser a causa de instabilidade, violência e deslocações da população posteriores.

O direito de regressar 

Após a eclosão da guerra em 1990, as perspectivas de um acordo sobre o problema dos refugiados pareceram melhorar. Em resultado das pressões internas e externas, o governo do Ruanda foi obrigado a pôr fim à regra de partido único. Foi criado um governo de transição que, em 1993, reconheceu o direito dos refugiados regressarem e assinou um acordo de paz com a FPR. Mas o acordo foi rejeitado por elementos radicais, quer do Governo, quer do movimento rebelde e o Ruanda viu-se envolvido numa guerra civil cada vez mais grave, levando à deslocação interna de cerca de um milhão de pessoas. 

A ameaça da violência 

Enquanto se esforçavam por lidar com as consequências humanas do influxo para a Tanzânia e para o Zaire, o pessoal das agências de ajuda humanitária tinham também que enfrentar os militantes Hutus, que tinham planeado e executado os massacres e que utilizavam agora a ameaça e a violência para impedir quaisquer refugiados de regressarem ao Ruanda. No final de 1994, uma proposta com o objectivo de limitar a violência através do envio de uma força de manutenção da paz das Nações Unidas para os campos de refugiados no Zaire foi rejeitada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas. Contudo, em Fevereiro de 1995, o governo do Zaire concordou em enviar uma força de elite de 1500 homens para as áreas onde os refugiados se tinham instalado. Subsequentemente, o ACNUR estabeleceu um corpo de pessoal policial e militar dos países ocidentais para trabalhar em conjunto com as forças de segurança zairenses, numa medida sem precedentes na história da organização
Respondido por riliasouzamatfm
25

Ruanda: Deixou mais de 1 milhão de mortos, principalmente da etnia tutsi, e milhares de ruandeses refugiados em países vizinhos.

Espero ter ajudado .

Perguntas interessantes