Quais foram os motivos da questão militar e suas consequências para a monarquia
Soluções para a tarefa
Resposta:
Juntamente com a agitação abolicionista da década de 1870, chegou também ao Brasil a propaganda republicana. Durante a década de 1880, a ideia de República angariou simpatizantes no país, mas em número menor que o abolicionismo, e num ritmo muito mais lento. Somente após o fim da escravidão, ela entrou na ordem-do-dia. Os primeiros a engrossar as fileiras do novo grupo foram os cafeicultores, revoltados com a monarquia. Responsabilizavam o governo imperial pela perda dos escravos, sem indenização. Depois da Lei Áurea, de13 de maio de 1888, os líderes do setor cafeeiro rapidamente se uniram aos idealistas do Partido Republicano, fundado havia quase duas décadas.
Explicação:
A causa imediata da Questão Militar foram as declarações do Tenente-coronel Antônio de Sena Madureira (1836-1889), oficial de prestígio que privava da amizade do próprio Imperador, que em 1883 se opôs ao Projeto de Lei de autoria do Visconde de Paranaguá, que obrigava a contribuição ao montepio dos militares.
Questão Militar - Uma sucessão conflitos entre a oficialidade militar e a monarquia durante o Segundo Reinado gerou uma grave crise política, levando o Exército a romper com o governo e fortalecer a campanha republicana. As raízes dessa disputa podem ser encontradas na perda de importância e espaço político pelos militares. A composição social dos seus quadros, que até por volta de 1850 eram formados pela elite, foi adquirindo contornos mais populares.
espero q tenha ajudado