Quais foram os motivos da crise política do segundo governo de Vargas?
Soluções para a tarefa
Explicação:
Na fase constitucional (segundo governo de Getúlio Vargas), o presidente não poderia concorrer à reeleição. No entanto, a política brasileira como um todo caminhava para a radicalização.
Assim surgiram grupos como AIB (Ação Integralista Brasileiro) e ANL (Aliança Libertadora Nacional) que expressavam essa radicalização.
A ANL, foi a responsável por uma tentativa de tomada do poder aquisitivo no Brasil em 1935. Esse movimento ficou conhecido como Intentona Comunista e foi deflagrado em três cidades (Rio de Janeiro, Natal e Recife), mas foi um fracasso.
Após a Intentona Comunista, Getúlio Vargas ampliou as medidas centralizadoras e autoritárias, o que resultou no Estado Novo (terceiro e último governo de Getúlio Vargas).
Essa fase constitucional da Era Vargas estendeu-se até 1937, quando Getúlio Vargas realizou um autogolpe, cancelou a eleição de 1938 e instalou um regime ditatorial no país. O golpe do Estado Novo teve como pretexto a divulgação de um documento falso conhecido como Plano Cohen. Esse documento falava sobre uma conspiração comunista que estava em curso no país.
Olá Boa Noite! Tudo bem?
- Resposta:
↦ Crise política:
- Enquanto o Brasil passava por uma crise política, sua questão mais proeminente de debate era o caminho para o crescimento econômico. Dois caminhos políticos opostos foram referidos pelo público: um era mais nacionalista e o outro mais liberal.
- Vargas tentou se relacionar com os principais partidos políticos do Brasil. Ele se associou ao PTB, impressionou o DS e tentou recrutar seguidores para a UDN. Depois que Vargas ficou frustrado com a situação, ficou claro que a UDN havia usado a seu favor o mau manejo da questão.
- Argumentos causaram grande divisão na nação. Até os militares se dividiram entre apoiar ou se opor às decisões políticas de Vargas. Embora os militares fossem uma parte essencial da manutenção do poder político, a perda de apoio de Vargas ao Exército causou um declínio geral em sua influência política.
- Em Vargas, os ataques se concentraram em acusações de corrupção com ênfase na percepção de corrupção do governo. Além disso, eles capitalizaram a ansiedade nacional em relação à suposta ameaça comunista. Vargas foi acusado de tentar criar uma "república sindical" semelhante ao que aconteceu na Argentina peronista.
- A imprensa brasileira trabalhou ao lado do Exército e da UDN para desestabilizar o governo de Getúlio Vargas.
━━━━━━━━ ⸙ ━━━━━━━━
➘ Estude mais em:
➼ brainly.com.br/tarefa/46168435
➼ https://brainly.com.br/tarefa/6140995
➼ https://brainly.com.br/tarefa/7149353