História, perguntado por Alesousan205, 9 meses atrás

Quais foram os legados que os africanos deixaram?

Soluções para a tarefa

Respondido por xxxx12399
7

Os africanos contribuíram para a cultura brasileira em uma enormidade de aspectos: dança, música, religião, culinária e idioma.

Respondido por nicole300santos
2

Resposta:Legado Cultural Africano

Elementos da herança cultural africana são encontrados frequentemente no nosso dia a dia e estão enraizados em nossos hábitos e costumes. Seus componentes fortes e marcantes caracterizam e afetam diversas culturas de formas diferentes mantendo sua essência.

A escravidão e o contato desses povos com o Brasil foi o ponto de partida para o ingresso de seus costumes e, consequentemente, sua disseminação. Os povos africanos trazidos para o Brasil são originários de diversas regiões da África:

· África Ocidental - Yorubás (Nagô, Ketu, Egbá), Jejes (Ewê, Fon), Fanti-Ashanti (conhecidos como Mina), povos islamizados (Peuhls, Mandingas e Haussás);

· África Central - Bantos: Bakongo, Mbundo, Ovimbundo, Bawoyo, Wili (conhecidos como Angolas, Congos, Benguelas, Cabindas e Loangos);

· Sudeste da África Oriental - Tongas e Changanas entre outros (conhecidos como Moçambiques).

A preocupação de conservar sua identidade cultural os levou a criar maneiras de manter seus costumes vivos. O choque entre a cultura brasileira e a cultura africana – e suas limitações quanto à prática – deu origem às mais variadas formas de manifestação através da música, dança, língua e culinária.

Imagem

Imagem

A África possui um verdadeiro significado simbólico para as multidões de afro-descendentes residentes nas antigas colônias. Essa indivíduos nunca puseram os pés em solo africano, mas veem o Brasil como a matriz de um vasto patrimônio cultural brasileiro herdado das várias etnias africanas que para cá foram trazidas.

Dança e música

Os ritmos latinos – exceto salsa e tango – nasceram da mistura de danças herdadas da Europa e da África. Das tribos africanas, dois grandes grupos étnicos foram especialmente explorados como mão de obra: os bantos e os iorubás, que habitavam regiões onde ficam hoje Nigéria e Camarões. Além da força de trabalho, os primeiros africanos que chegaram ao Caribe trouxeram seus tambores e danças religiosas.

A contradanza criolla foi criada a partir da junção da contradança europeia - uma espécie de quadrilha que divertia os nobres da época – e instrumentos musicais e expressões corporais de origem africana. A quantidade de turistas americanos que a Cuba recebia tornou o local propício para o intercâmbio cultural espalhando assim os novos ritmos. Exemplos dessas são: cumbia, conga, merengue, rumba, mambo, entre outras.

Imagem

A capoeira é uma expressão cultural Afro-brasileira que mistura luta, dança, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos, elementos ginástico-acrobáticos, e golpes desferidos com bastões e facões, estes últimos provenientes do Maculelê. Uma característica que a distingue da maioria das outras artes marciais é o fato de ser acompanhada por música.

A palavra capoeira é originário do Tupi e refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugerido que a capoeira obtivesse o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata.

Afoxé: Idiofone tradicional do Brasil, de origem africana, constituído por uma cabaça rodeada por miçangas (que podem ser de materiais diversos), ligadas por uma espécie de rede. Quando o executante as raspa contra a superfície da cabaça, produz o seu som característico. O afoxé moderno tem uma configuração e materiais diferentes da tradicional tornando-se mesmo mais resistente do que as cabaças naturais.

Imagem

Balafon: Xilofone artesanal (constituído por placas de madeira ordenadas, de diversos tamanhos) e com cabaças de ressonância por baixo, tem diversos nomes conforme a região e o país africano: bala, balo, kponimbo, madimba, kundu, marimba, valimba, endara, shijimba, silimba, medzang, dyomoro, rongo, mbira mutondo, mbila, timbila, balangui, akadinda, kalanba, ilimba, baza, dimba, madimba, dipela, elong, dzil.

Imagem

Caxixi: Instrumento tradicional brasileiro usado na "capoeira", é constituído por um cesto de vime em forma de chocalho encerrado no fundo uma cabaça que contém sementes.

Imagem

Cuíca: Instrumento de fricção de origem bantu, tradicional do Brasil muito usado no Carnaval. Aparentemente é um tambor, mas tem uma varinha encostada à pele, no interior. É a fricção da vara que produz.

Imagem

Agogô: Idiofone tradicional de metal que entrou no Brasil por via africana. É constituído por duas campânulas de metal, percutidas por uma vareta do mesmo metal. O agogô de metal é utilizado nas danças de origem africana e similares (capoeira, e candomblé, por exemplo).

Imagem

Bendir: Membranofone com origem no Norte de África, designadamente em Marrocos. É uma espécie de tamborim, com cordas esticadas no interior, junto à pele.

Imagem

Arghul: Aerofone de palheta simples constituído por dois tubos m

Explicação:

Perguntas interessantes