Quais foram os grupos de resistência da ditadura militar no Chile?
Soluções para a tarefa
Resposta: Achei finalmente!!!
“Comando Nacional de Trabajadores” /“Movimiento de Izquierda Revolucionária”/ Movimentos guerrilheiros/ Movimiento Juvenil Lautaro/“transição democrática”
Explicação:
- Por exemplo, os trabalhadores do setor de cobre rejeitaram os dirigentes impostos pela ditadura e se organizaram paralelamente. O “Comando Nacional de Trabajadores”, formado por líderes sindicais, em sua maioria desempregados, concentrou as suas atividades em manifestações de rua
- As favelas de Santiago também foram palco de reação popular e se transformaram em verdadeiros campos de batalha.
- o final de 1984, as forças de segurança organizaram incursões repressivas nos bairros pobres para conter as agitações.
- Surgiram também os movimentos guerrilheiros, que viam na luta armada a única solução para enfrentar o regime ditatorial e construir a via para o socialismo. Entre eles destacaram-se o “Movimiento de Izquierda Revolucionária” que já se radicalizara desde o final da década de 1960. A “Frente Patriótico Manuel Rodríguez” (FPMR), lançou em 1986 a operação com o objetivo de justiçamento do general Augusto Pinochet, porém, sem sucesso. Essa organização se manteve ativa até depois da “transição democrática” e foi considerada uma “organização terrorista” pelos EUA.
- O Movimiento Juvenil Lautaro (MAPU LAUTARO), Com origem na década de 1980, entre as alas da esquerda cristã, também se manteve ativo após o fim da ditadura, até que o seu principal líder foi capturado e julgado como “terrorista” em 1994. Outro pólo significativo de resistência partiu da Igreja católica, liderada pelo cardeal de Santiago. A mudança de posição da alta cúpula da Igreja chilena, que inicialmente havia apoiado o golpe, deu-se em virtude da perseguição aos líderes católicos vinculados ao PDC.
- Desde então, a Igreja constantemente denunciou as violações dos direitos humanos e encabeçou movimentos populares pela “transição democrática”.
Espero ter ajudado Pessoal! beijocas e bons estudos!!!
Os principais grupos que provocaram formas de resistência armada na época da ditadura militar no Chile foram:
- o Movimento de Esquerda Revolucionária,
- o Movimento Juvenil Lautaro e
- a Frente Patriótica Manuel Rodríguez.
Grupos de resistência da ditadura militar no Chile
- O Movimento de Esquerda Revolucionária (MIR) é uma organização político-social marxista-leninista e guevarista chilena de extrema-esquerda.
Esse movimento destacou-se por sua participação direta e paramilitar desde 1967, e por sua resistência à ditadura militar do general Augusto Pinochet, apoiando a mobilização político-social antiditatorial e a promoção de diferentes expressões de resistência armada contra a repressão política exercida por o regime militar.
- A Frente Patriótica Manuel Rodríguez (FPMR) é uma organização guerrilheira chilena de ideologia política marxista-leninista e orientação patriótica e revolucionária classificada como grupo armado de extrema-esquerda. Afastamento da ditadura militar do general Augusto Pinochet.
- O Movimento Juvenil Lautaro (MJL), ou também chamado simplesmente MAPU Lautaro, foi uma organização político-militar chilena de caráter ideológico marxista-leninista e socialista com influências político-ideológicas afeiçoadas à esquerda cristã, o MJL foi uma das organizações guerrilheiras que consolidou e legitimou a luta armada para derrubar a ditadura de Augusto Pinochet.
Entenda mais sobre ditadura militar no Chile em: https://brainly.com.br/tarefa/54126001
#SPJ2