Quais foram os grandes nomes da política no período da Belle époque?
Soluções para a tarefa
Belle Époque (expressão francesa que significa bela época) foi um período de cultura cosmopolita na história da Europa que começou no fim do século XIX, com o final da Guerra Franco-Prussiana, em 1871, e durou até a eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914. A expressão também designa o clima intelectual e artístico do período em questão. Foi uma época marcada por profundas transformações culturais que se traduziram em novos modos de pensar e viver o cotidiano.
Foi considerada uma era de ouro da beleza, inovação e paz entre os países europeus. Novas invenções tornavam a vida mais fácil em todos os níveis sociais, e a cena cultural estava em efervescência: cabarés, o cancan, e o cinema haviam nascido, e a arte tomava novas formas com o Impressionismo e a Art Nouveau. A Belle Époque foi representada por uma cultura urbana de divertimento, incentivada pelo desenvolvimento dos meios de comunicação e transporte, os quais aproximaram ainda mais as principais cidades do planeta.
Seu início praticamente coincide com a instauração da Terceira República Francesa (início 1870), um período caracterizado pelo otimismo, a paz regional e prosperidade econômica, além de inovações culturais, científicas e tecnológicas. No clima do período, especialmente em Paris, as artes floresceram. Muitas obras-primas da literatura, música, teatro e artes visuais ganharam reconhecimento. A Belle Époque foi nomeada, em retrospecto, quando começou a ser considerada uma "Idade de Ouro", em contraste com os horrores da Primeira Guerra Mundial.
Nos novos-ricos Estados Unidos, que emergiam do Pânico de 1873, a época comparável foi apelidada de Gilded Age[1]. Na Grã-Bretanha, a Belle Époque coincidiu com a Era Vitoriana tardia e a Era Eduardiana. Na Alemanha, a Belle Époque coincidiu com os reinados dos cáiseres Guilherme I, Frederico III e Guilherme II, na Rússia coincidiu com os reinados dos czares Alexandre III e Nicolau II, na Itália com os reinados dos reis Vítor Emanuel II, Humberto I e o início do reinado de Vítor Emanuel IIIe no México com o período conhecido como Porfiriato. Na Europa, os antigos Império Austro-Húngaro e Império Otomano, com capitais em Vienae Constantinopla respectivamente, ainda eram considerados grandes potências, apesar de ambos terem sidos desmantelados após a Primeira Guerra Mundial. Política europeia viu muito poucas mudanças de regime, a principal excepção é Portugal, que experimentou uma revolução republicana em 1910. Na Ásia, o Japão, que passava pelo período chamado Era Meiji rapidamente se modernizava e industrializava e começava a rivalizar as potências européias. O Brasil vivia os anos finais do Império e os primeiros anos da República