Quais foram os fatores que promoveram a Revolução Inglesa?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Revolução Inglesa do século XVII representou a primeira manifestação de crise do sistema da época moderna, identificado com o absolutismo. O poder monárquico, severamente limitado, cedeu a maior parte de suas prerrogativas ao Parlamento e instaurou-se o regime parlamentarista que permanece até hoje.
Explicação:
O absolutismo inglês foi muito fraco e de curta duração, se comparado ao de outros países europeus. Os reis absolutistas ingleses não podiam dispor das pessoas e propriedades dos súditos como bem entendessem. Os súditos tinham direitos garantidos desde a Idade Média e deles só podiam ser privados por meio de julgamentos.
Apesar de o absolutismo inglês ser mais brando que seus congêneres europeus, ele interferia bastante nos interesses dos cidadãos. Era o Estado que, utilizando a política econômica mercantilista, determinava o que deveria ser produzido, como produzir e quem deveria fazê-lo. Os burgueses e outras classes ligadas às atividades mercantis queriam ter a liberdade de decidir o que fazer com seus bens ou onde aplicar livremente seus capitais.
O Estado absolutista inglês havia promovido a expansão comercial e permitido o desenvolvimento do capitalismo, mas agora freava sua evolução. O Estado protegia e enriquecia apenas a grande burguesia e os nobres que viviam dos monopólios, limitando as chances dos demais grupos. Então, para que os grupos de médios e de pequenos proprietários tivessem oportunidade de participar e enriquecer com novas atividades econômicas, era preciso fazer mudanças políticas. A maioria da população inglesa estava farta do absolutismo, que, através da religião, controlava a fé. Também estava cansada de sustentar, com o dízimo, uma legião de clérigos que não gozava de muita credibilidade. Para acabar com a Igreja oficial, tinha de acabar com o poder absoluto do rei, que mantinha e era mantido por ela.
ESPERO TER AJUDADO